Semear aquilo que temos de melhor no coração
Eu e você vamos semear aquilo que de melhor temos no coração. Vamos semear isso para o outro. Esse é o grande segredo desse programa, é semear a boa semente, e a boa semente é Jesus.
O que a Palavra que Deus nos dá, hoje, é justamente o Salmo 37,1-8: “Entrega ao Senhor o teu futuro”. A lei da intuição. Decisões com sabedoria são nosso futuro, certo?
Entrega ao Senhor o teu futuro. Que será o dia de amanhã? Fala para mim. Você sabe? Eu não sei o meu, nós não sabemos. Então, como é importante nós sempre estarmos trabalhando nesse sentido. O que será? Amanhã eu posso não existir mais, mas qual é o legado que eu deixei? Tudo isso a gente tem que ver.
E a palavra de hoje nos traz assim no Salmo 37 da Bíblia da CNBB: “Não te irrites por causa dos maus. Não te irrites por causa dos maus nem invejes os malfeitores, pois como o capim vão ser logo cortados e como o mato verde vão secar”.
Não te irrites por causa dos maus. Tudo passa
Que quer dizer isso para nós? Tudo passa. Tudo passa. Hoje, nós podemos dizer que somos um mato grande. Vamos pensar naquele mato que, se você não conhece uma fazenda, quando está numa estrada, você vê que, de um lado e do outro tem aquele capim grande. Um dia, ele vai ser cortado, porque ele não pode ficar ali. E quando ele chegar no tempo da seca, no tempo que não chove, ele vai secar. Tudo passa, não é verdade?
Espera no Senhor e faz o bem. Assim permanecerá na terra e terá segurança. Põe no Senhor as tuas delícias, e Ele te dará o que o teu coração pede. Põe o que de melhor você tem na vida, e ele te dará aquilo que de melhor o teu coração pede.
O poder de retribuir o mal com o bem
O que é o bem com bem, o mal com mal? Se você paga o bem com o mal, você destrói tudo. Se você paga o mal com o bem, você cria tudo. Entendeu como é diferente a coisa? Então é isso que nós temos que ter no coração, certo?
Se eu estou angustiado, se eu estou triste, se eu estou com raiva, tenho agora, neste momento, como reverter esse mal. “Eu não gosto de fulano de tal, então, eu vou encontrar com a pessoa e fazer isso, isso e isso”. Não! É o contrário. Quando eu me encontrar com essa pessoa, vou fazer de tudo para dar um sorriso a ela. Mesmo que ela não esteja me suportando, esse sorriso pode mudar a situação.
Então, quando estamos diante de crise e decisões, temos que usar muito a nossa sabedoria para entregar ao Senhor nosso futuro, principalmente quando estamos diante de crises e decisões. Cuidado: quando sentimos a pressão da competição, como isso judia da pessoa! A gente sofre muito quando cai nesse pavor da competição.
Hoje, nós não podemos e não devemos, de modo algum, cair nessa tentação, que é justamente a competição. Eu não posso competir com ninguém.
Vencendo a tentação da competição e o culto à verdade
Há uma Palavra de Deus que diz que saem os corredores, as pessoas correm, mas um vai ser o vencedor. Mas não é porque eu perdi a corrida que não sou de Deus. Somos filhos de Deus. Eu também sou filho de Deus. Eu não tive o preparo que ele teve, porque nós não somos iguais. Muitas vezes, o que o outro faz eu não consigo fazer, mas tem coisas que eu faço, e ele não consegue fazer. É assim a vida em tudo. É assim a vida em todos os sentidos.
Confie no Senhor e faça o bem. Faça o que é certo. Entregue ao Senhor o seu futuro. Espere n’Ele e Ele agirá, fará brilhar uma luz tua justiça e teu direito como meio-dia. Descansa no Senhor e nele espera. Não te irrites por causa dos que prosperam, por causa do homem intrigante. Não se irrite.
Um grande problema que nós temos e com o qual lutamos diariamente, que nos
irrita, é quando o outro cresce. Mesmo que ele esteja crescendo na internet – não sei como é que chama – eu também tenho seguidores, certo? Estou crescendo em seguidores. Hoje, eu tenho 500 mil seguidores. Mas eu não tenho nada. O que eu tenho no meu interior eu quero dar para os outros.A beleza de ser de Deus é isso. Lógico que, se eu tiver 500 mil seguidores, eu levando a boa semente. Ótimo! São 500 mil pessoas que vão poder ouvir. Mas se tiver 10, são as 10. Deus começou com 12, depois arrumou mais 70. Não era a população toda.
Deus como prioridade: o resultado está nas mãos d’Ele
Cultive a verdade e não apresse as coisas. Tudo que é verdadeiro, você tem que ruminar. Você tem que ruminar, ruminar, ruminar, deixar aquele caldo da verdade entrar no seu interior. Você se fortalece com aquela verdade e aprecia bem aquilo que quer.
Cultive a verdade e não apresse as coisas. Não corra mais do que você pode. O seu passo não é maior do que a sua corrida. Então o seu interior tem que estar muito bem fortalecido para que a sua vida seja íntegra, alegre e cheia de Deus.
Dê prioridade a Deus e aos seus valores. Dê prioridade a Deus. Tudo que é de Deus tem que ser prioridade. Não é o dinheiro, não é o carro, não é a casa nem o emprego. Nada acima de Deus. A prioridade da minha vida é viver constantemente com Ele, é sermos Ele e eu, ser íntimo de Deus.
Submeta seus planos a Ele e confie n’Ele, confie em Deus. O resultado está na mão dele. Quero repetir essa frase: submeta seus planos a Ele. Ele com E maiúsculo, Ele Deus. E confie nele. Nele com N maiúsculo, Deus.
O resultado está na mão do Pai. Assim, eu tenho certeza que você será um vencedor. Os seus passos aumentarão e você chegará na vitória, mas junto com Deus. Não esqueça disso.
Deus o abençoe e distribua a Sua boa semente.
Do seu amigo,
Wellington Silva Jardim – Eto
Cofundador da Comunidade Canção Nova
O post A sabedoria de semear a boa semente apareceu primeiro em Eto.
Latest posts by Nuno Nogueira (see all)
- A sabedoria de semear a boa semente - 20 de Fevereiro, 2026
- É vontade de Deus que nos perdoemos mutuamente - 20 de Fevereiro, 2026
- Quaresma: mais que tempo de oração é campo de batalha - 18 de Fevereiro, 2026


