A responsabilidade de mostrar, com as nossas obras, que Cristo vive em nós

Na Liturgia da Palavra deste 13º Domingo do Tempo Comum vejamos como é importante a hospitalidade, as obras, pois isso reflete que Cristo vive em nós e que ele é o nosso Senhor.

1ª Leitura | Segundo Livro dos Reis ( 4, 8-11.14-16 )

Salmo: 88 (89), 2-3-16-18 | Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor.

2ª Leitura | Epístola do Apóstolo São Paulo aos Romanos ( 6, 3-4.8-11 )

Evangelho | São Mateus ( 10, 37-42 )

foto | freepik

A hospitalidade é uma virtude que vem elogiada na palavra de Deus. São Pedro assim exorta: “Exercei a hospitalidade uns com os outros, sem queixas”. E São Paulo insiste: “Não vos esqueçais da hospitalidade, pois, graças a ela, alguns, sem o saberem hospedaram anjos”. O profeta Eliseu, ao passar pela cidade de Sunam, costumava hospedar-se na casa de uma família que generosamente o acolhia como um familiar. Este casal ainda não tinha conseguido ter filhos. O profeta, ainda mais generosamente, alcançou-lhes de Deus a graça de ter um filho.

Devemos sempre recordar que o nosso baptismo corresponde ao mistério pascal de Cristo que se realiza em nós: morremos a tudo o que é pecado para ressuscitarmos com a nova vida que Cristo nos oferece: “Fomos sepultados com Cristo pelo Baptismo na sua morte, para  que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova”. Trata-se de um renascimento nas águas do baptismo, consideradas como as águas do ventre materno da comunidade cristã que gera novos filhos de Deus. Cabe-nos a responsabilidade de mostrar, com as nossas obras, que Cristo vive em nós e que Ele é o nosso Senhor.

Jesus exige dos seus seguidores uma radicalidade nunca antes ouvida a um rabi, a um mestre do seu tempo. Não pede concordância com a doutrina que anuncia, mas antes amor e fidelidade à sua pessoa. Mesmo o amor aos entes mais queridos da própria família tem de estar subordinado ao amor de Cristo que, sendo homem, é também Deus.

O Senhor Jesus exige de nós, seus discípulos e missionários, um amor que tudo sabe relativizar, ao jeito do amor radical que Ele nos tem: perder para ganhar; assumir a cruz de cada dia para crucificarmos o nosso egoísmo e ressuscitarmos para a vida nova da graça; com realismo, aproveitar as ocasiões simples de fazer o bem, como oferecer um copo de água fresca, pois nesse irmão e irmã servimos o próprio Deus.