A missão de comunicadores da Boa Nova de Jesus não está nas nossas capacidades e virtudes, mas no poder do Senhor que nos envia.

Neste domingo Solenidade da Ascensão do Senhor celebra-se o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Vejamos o que a Liturgia da Palavra nos ensina:

1ª LEITURA: Actos dos Apóstolos 1, 1-11
A descrição da Ascensão de Jesus ao Céu que nos faz o autor dos Actos dos Apóstolos não é uma reportagem de um cronista, mas antes uma lição de catequese: Cristo, que deu a vida por nós numa cruz e ressuscitou vitorioso, entra na glória do reino dos Céus, onde intercede por nós e nos prepara um lugar.
Cristo, prestes a deixar este mundo na sua experiência de assumir a nossa corpórea humanidade, observa que os seus discípulos ainda não tinham compreendido a sua missão: “Senhor, é agora que vais restaurar o reino de Israel?” É o caminho de crescimento espiritual que nós, seguidores de Jesus, precisamos de percorrer: o que eu desejo que Cristo seja na minha vida corresponde ao que Ele quer de mim?

2ª LEITURA:  Epístola de São Paulo aos Efésios 1, 17-23
São Paulo, escrevendo aos cristãos de Éfeso, deseja que todos nós aspiremos a uma sabedoria que é dom de Deus, que ultrapassa o que os livros e os mestres nos podem ensinar. Assim compreenderemos “a esperança a que somos chamados”, que não é um vago desejo, mas a certeza de sermos amados por Deus que nos comunica a sua vida até chegarmos à plenitude de Cristo, cabeça do corpo do qual somos membros.

EVANGELHO: São Marcos 16, 15-20
O evangelista Marcos apresenta a ascensão de Jesus ao Céu no contexto da missão dada aos apóstolos. Não se trata de contemplar o triunfo de Cristo, mas de continuar a sua missão na terra, levando a mensagem do Evangelho até aos confins do mundo. A garantia da realização da nossa missão de comunicadores da Boa Nova de Jesus não está nas nossas capacidades e virtudes, mas no poder do Senhor que nos envia.
Neste domingo celebra-se o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O Papa Francisco tomou como tema da sua mensagem para o presente ano: “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como estão”. É que nada substitui o ver e conhecer pessoalmente, com realismo, ultrapassando os palpites do “parece que” e o nebuloso “dizem que disse”. Rezemos pelos jornalistas, agradecendo o seu serviço e pedindo a graça de serem fiéis à verdade e à proximidade com as pessoas.

Contemplemos ainda o domingo do Senhor com o Salmo 46 (47) – Por entre aclamações e ao som da trombeta, ergue-Se Deus, o Senhor.