A importância do nosso batismo

A Igreja mãe e mestra convida o mundo inteiro a se debruçar nos mistérios do batismo do Senhor, porque ele remetia a quem era Jesus, assim é o nosso batismo, ele nos revela quem somos.

Na segunda leitura Pedro nos lembra aquilo que somos: um povo de sacerdotes, profetas e reis. Recebemos essa vocação no dia do nosso batismo. Até no inferno somos batizados, porque o batismo tem caráter indelével. Através do batismo nos tornamos família de Deus, sem ele não nos tornamos parte do corpo místico de Cristo. Jesus ordena: “Ide e batizai a todos”. Batismo válido é o trinitário, ou seja, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Existem pessoas que foram batizadas, porém não viveram o seu batismo. Há pessoas que ainda não reconhecem que os outros também são filhos de Deus, por isto, apontam demais, acusam demais.

Na carta de São Pedro ele reconhece que Deus não faz acepção de pessoas. Somos filhos de Deus através do batismo, somos, mas não como Jesus. O batismo nos adota como filhos de Deus, mas não na escala de Jesus, pois não somos deuses.

Se você é batizado, você é filho de Deus, Ele é seu pai. Quando rezardes, dizeis: “Pai Nosso”.

Se reconhecermos que Deus é nosso Pai e que Ele não faz acepção de pessoas não ficaremos acusando uns aos outros. Parece que o pecado de quem tem fé fede menos que o de quem não tem. Para Deus não há ninguém melhor que ninguém.

Com a mesma facilidade que o mundo te coroa ele o destrona, mas a coroa que o Senhor tem para você sua família ninguém a tira. O mundo passa e se você não estiver em Deus, você passa com Ele. Jesus passou por este mundo fazendo o bem porque Deus estava com Ele. Mostre que Deus está com você fazendo o bem, mas o que sua mão direita faz, sua esquerda não precisa saber, é o Senhor quem nos vê em segredo quem nos recompensará, do contrário, já teremos recebido nossa recompensa.

Tem cristão que parece político, faz caridade e conta para todo mundo, quer ser aclamado como o bom, caridoso. Certa vez,  São Clemente entrou na caverna e pediu ajuda a um homem, este homem encheu a boca de cerveja e cuspiu na cara de, o santo respondeu que ele havia lhe dado o que ele merecia, pediu que agora ajudasse os pobres.

Quero destacar uma curiosidade, Jesus foi batizado no Jordão. A palavra Jordão significa aquele que desce, e Jesus ali foi batizado por João para também descer. O Senhor desceu à condição humana, Ele não precisava passar pelo batismo de João que era um batismo de conversão, mas quis para se igualar a humanidade.

No sacramento do batismo Deus olha com amor, pois são filhos novos para Ele e para a Igreja. Não podemos nos distrair do essencial, que é ser batizado, portanto é preciso viver como tal. É preciso reavivar sempre o nosso batismo, clamando o Espírito todos os dias para que nosso batismo não seja em vão.

O batismo é importante? É bom que você saiba o local, dia e ano que você foi batizado. Tudo o que você é, é devido a seu batismo.

É de famílias cristãs que saem padres, consagrados e novos pais de famílias para Deus.

Se você é mãe e sonha em ter um filho sacerdote, não fale com seu filho, mas fale com Deus. Quando sonhamos com Deus as coisas acontecem, sem o batismo eu nunca seria um sacerdote.

Não importa qual é sua vocação, se é sacerdote, pai, mãe, celibatário, o importante é assumir o seu batismo e ser de Deus onde você está.

Padre Chrystian Shankar