A conversão, o amor como norma de vida e o seguimento de Jesus são reflexões do Bispo de Aveiro

Na Homilia deste 13 de setembro, que assinala a 5ª Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos de Fátima, o Bispo de Aveiro, António Manuel Moiteiro Ramos, refletiu sobre a conversão no coração do Evangelho.

Referiu que a conversão, a penitência e a adoração, são elementos fundamentais da mudança de vida, como bem fez memória do apelo à conversão feito por Nossa Senhora aos Pastorinhos “Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor que já está muito ofendido”.

Refletindo na dimensão do amor como norma de vida mencionou a situação dramática vivida pelo povo Afegão, no qual somos chamados e interpelados “a viver o amor mútuo, como forma essencial de ser cristão”, é portanto um ponto de conversão.

Para o Bispo de Aveiro, é necessário seguir Jesus de forma autêntica. Se não existir uma profunda intimidade com Ele não há um seguimento autêntico. Inclui, assim, uma missão a cumprir. Ter o interesse pela mesma missão de Jesus: libertadora e salvadora, preocupando-se com os sofrimentos do povo, sede de Deus , desejo de aprender, rezar, comprometer.

E, no fundo, reforça o exemplo daquela que viveu plenamente este seguimento, Maria e o seu Coração Imaculado. Com ela e estando com ela, como afirma D. António, recriaremos o mundo em Cristo.