A Comunidade Canção Nova é amplamente conhecida pelo seu canal de televisão e rádio. Contudo, quem está por trás desses meios? Atrás das câmeras, rádio, medias digitais, nos bastidores, organização de eventos e tantas outras atividades há uma comunidade católica que tem como missão evangelizar
Seus membros, que buscam profissionalizar-se nas diversas áreas necessárias para manter o Sistema Canção Nova de Comunicação, têm, antes de tudo, uma vocação e vivência de uma espiritualidade.
São homens e mulheres; jovens e adultos; solteiros, casados e celibatários, sacerdotes e diáconos que assumem, de modo mais radical, a consagração a Deus feita no Batismo e na Crisma, em função do apostolado e em uma vida em comunidade. Tal vivência inspira-se na prática dos conselhos evangélicos, adaptada à vida secular.
Sua missão de evangelizar, de maneira prática, se dá por dois meios: encontros de oração e meios de comunicação.
Em Portugal, estão 57 missionários, 20 deles, que pertencem ao “Núcleo” ou mais conhecido como “comunidade de vida”. Estão empenhados, em tempo integral, na vida e nas atividades da comunidade. Já os demais, membros do “Segundo Elo” ou “comunidade de aliança”, vivem a missão e princípios da Canção Nova nas condições ordinárias da própria família, profissão e vida social.
A esses missionários, junta-se uma equipa de colaboradores a fim de manter os eventos de evangelização, as livrarias de Fátima e Lisboa e o Sistema Canção Nova de Comunicação, que inclui TV, rádio, internet e revista! Atualmente conta também com uma missão de imersão na Diocese de Évora.
A comunidade teve início no dia 2 de fevereiro de 1978, Festa da Apresentação do Senhor, no interior de São Paulo. Desde então, todos os anos, nesta mesma data, os membros renovam seu compromisso de entrega a Deus por meio do carisma.
Já a missão Canção Nova Portugal teve início em 22 de agosto de 1998. Agora, são mais de 20 anos em terras portuguesas! É a maior missão da comunidade no exterior do Brasil. Aos poucos, a Canção Nova foi conquistando o coração dos portugueses, que, ao longo destes anos, têm sido instrumentos da Providência Divina para manter a evangelização local.
Hoje renovamos, juntamente com toda a Igreja, o nosso compromisso com Deus através deste carisma.
(fotos arquivo 2019)
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023