Permaneça na Escola de Maria, escute a sua voz, siga os exemplos dela
Eu aprendi, ainda na minha meninice, que Maria é a Auxiliadora dos cristãos, a vitoriosa das batalhas de Deus. Ela recebeu este título em 1571, quando a cristandade passava por momentos difíceis, com a Europa sofrendo a ameaça da invasão do Império Otomano, muçulmano. Nessa ocasião, o Papa São Pio V pediu que todo o povo cristão rezasse o rosário.
Embora as batalhas tenham sido acirradas, a vitória foi dos cristãos. Nesse momento, originou-se a Festa de Nossa Senhora do Rosário, em 7 de outubro de 1571, quando o Pontífice anunciou ao mundo esse título de “Auxiliadora dos cristãos” a Virgem Maria.
Nossa Senhora olha para as necessidades de seus filhos. Quanto maior o problema, tanto mais Maria Santíssima se faz presente. Tenha a certeza de que você vai vencer todos os seus temores com a ajuda dela!
O Concílio chamou Maria de “a estrela da evangelização”. De modo especial, os navegantes que estão em pleno mar se guiam pela estrela, que é luz e orientação. Esse corpo celeste está lá, no meio da escuridão, para ser rumo, roteiro e caminho aos navegantes. Nossa Senhora também é a estrela da evangelização, porque o Senhor a constituiu assim.
Reconhecer e aceitar Maria como nossa Mãe e intercessora é fonte de vida cristã profunda e de compromisso com Deus e com os irmãos. Permaneça na Escola de Maria, escute a sua voz, siga os exemplos dela. Ela nos orienta para Jesus.
Certo dia, Dom Bosco, já com idade avançada, foi a uma casa das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora. Devido à sua idade, sempre havia um padre o acompanhando, e este falava em voz alta as palavras que ele dizia. Dom Bosco disse: “Irmãs, Nossa Senhora Auxiliadora caminha pelos corredores da casa de vocês”. O padre, que estava ao seu lado, temeroso, preferiu dizer outra coisa: “Nossa Senhora ama muito vocês, por isso Maria está sempre presente”. No entanto, São João Bosco o corrigiu: “Repita para elas que Nossa Senhora anda nesta casa. Ela anda por estes corredores”.
O sacerdote que o acompanhava ficou um pouco corado, achou um exagero e novamente disse algo semelhante ao que havia dito anteriormente. Dom Bosco ficou nervoso e elevou o máximo que podia sua voz e disse uma terceira vez: “Nossa Senhora está aqui, eu a vejo andar pelos corredores da casa”. O sacerdote nem precisou repetir essas palavras porque as irmãs abriram bem os ouvidos. As religiosas puderam ouvir dos próprios lábios do fundador dos salesianos a surpreendente realidade.
A Santíssima Virgem não é a Mãe apenas das Filhas de Maria Auxiliadora, Maria é nossa Mãe, mesmo quando os filhos dela não reconheçam isso. Na sua luta pessoal contra o pecado, na sua luta para ser cidadão do céu, para se fortalecer e vencer todo tipo de pecado, você precisa dela como Mãe, protetora e advogada. Eu já consagrei toda a Canção Nova aos cuidados dela. E também já consagrei você aos cuidados de Nossa Senhora Auxiliadora!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
O post A Canção Nova celebra o dia de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos apareceu primeiro em Monsenhor Jonas Abib.