Antes de tudo, podemos dizer que Portugal é uma terra de muitos santos e beatos. Vamos conhecer a vida de beata Rita Amada de Jesus, fundadora do Instituto Jesus Maria e José. De um lugar tão pequeno e improvável, brotou uma religiosa forte. E igualmente resiliente, que passou por grandes provações.
A fundadora do “Instituto Jesus Maria José” nasceu no dia 05 de março de 1848, na aldeia de Casalmendinho, freguesia de Ribafeita, Viseu. Por ocasião de sua beatificação em 2006, o espaço foi implantado em 2014 no local onde nasceu Rita Lopes de Almeida.
Forte era o seu desejo de entrega total ao Senhor. Em 1877, ingressou nas Irmãs Missionárias de Nossa Senhora, no Porto, sendo sua primeira experiência religiosa. Contudo, precisou rezar muito para ter a autorização da família.
Perseguições no tempo da implantação da República
O contexto de extinção dos institutos religiosos em Portugal e da implantação da República foi mais um sofrimento. Sobretudo por ser uma liderança religiosa, escondia-se durante o dia entre as pedras de uma mina, no fundo da casa da família.
Infelizmente, foi assim por cerca de 3 anos. Como resultado, suas experiências com o Senhor, angústias e vitórias foram registradas através de uma autobiografia.
Casa Memorial Rita Amada de Jesus
“Canas de vida e Luz”. Uma instalação da casa memorial Beata Rita Amada de Jesus que simboliza a vida desta mulher. Álguem que trazia a leveza de uma cana de bambu, como quem deixa-se conduzir pelo Espírito Santo. Ao mesmo tempo, muito resistente e não quebra facilmente.
A casa memorial recorda o local de seu nascimento, em Ribafeita, distrito de Viseu.
Além disso, o local abriga elementos atuais e mais antigos a fim de representar a sua época. Bem como uma pessoa muito à frente de seu tempo. Surpreendentemente, em pleno século XIX, viu a educação e a música como meios de resgate da pessoa humana, além do trabalho com mulheres prostitutas.
Reportagem e produção: Gracielle Reis
Imagens: Humberto Magro
Edição: Erick Jesus
.: Veja também: Beata Rita Amada de Jesus, apóstola da Família, da Eucaristia e do Rosário – PARTE 2
- Ao completar 75 anos, bispo do Algarve apresenta resignação ao papa - 6 de Setembro, 2024
- “Não relíquias? Relíquias? Quase relíquias?”: exposição temporária do Museu de São Roque - 6 de Setembro, 2024
- Diocese de Setúbal assina protocolo para acolhimento de sacerdotes idosos ou doentes - 6 de Setembro, 2024