A 1 de Maio rezamos juntos pelo fim da pandemia e pela JMJ

A 1 de maio, às 21h00 (de Lisboa), com transmissão online a partir das redes sociais da  Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, o Terço será rezado pelos bons frutos  da Jornada Mundial da Juventude 2023, por todas as atividades e celebrações previstas  até à sua realização e pelos jovens de todo o mundo.

A iniciativa está também em sintonia com o apelo do Papa Francisco que convida, em  maio, a uma maratona de oração pelo fim da pandemia.

No início do mês de Maria e já com os primeiros terços JMJ Lisboa 2023 a chegarem a casa  dos portugueses, este momento de oração pretende simbolicamente mostrar as diversas  realidades eclesiais e sociais e lembrar a força da oração comunitária. “Só com Jesus e  Maria atingiremos o objetivo da JMJ. É por isso que a oração do Terço é tão importante,  especialmente agora”, refere o Cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Um terço de todos e para todos

A recitação terá início na Sé de Lisboa, cidade-sede da JMJ Lisboa 2023, e percorrerá – digitalmente – as dioceses portuguesas. Destaque também para a participação, entre  outras realidades da Igreja e da sociedade, de uma comunidade migrante em Portugal.

O momento de oração colocará em evidência o envolvimento dos Comités Organizadores  Diocesanos na preparação da JMJ, uma vez que dezenas de jovens das dioceses  participarão na recitação do rosário, mas também de outras realidades: uma comunidade  religiosa, uma família, idosos (a partir de um lar), uma comunidade do Movimento Fé e Luz  e profissionais da saúde.

O padre Nuno Amador, da Direção de Pastoral e Eventos Centrais da JMJ Lisboa 2023, incentiva a participação: “Gostaríamos de convidar todos a rezar connosco no dia 1 de maio  e de desafiar todas as pessoas a rezar o terço pela JMJ durante os próximos dois anos,  correspondendo ao desafio de Maria aos Pastorinhos, de que rezassem o terço todos os  dias. Embora estivesse a ser preparado antes do pedido do Papa Francisco, a recitação do  terço associa-se à maratona de oração pelo fim da pandemia, a que o Santo Padre nos  chama”.

“Este terço que iremos recitar a 1 de maio é também a expressão de que a JMJ quer ser de  todos e para todos. Nele, os jovens entram em diálogo com realidades onde a JMJ também  quer chegar: os doentes e os que os acompanham, os idosos, os que habitam o nosso país  vindo de outros lugares do mundo, as pessoas com deficiência, as famílias… Queremos  fazer do rosário o guia e o ânimo do caminho que faremos, como nos pede D. Manuel  Clemente”, acrescenta o padre Nuno Amador.

A versão áudio e em língua gestual portuguesa das meditações propostas no terço JMJ  Lisboa 2023 estarão disponíveis no sítio da internet da JMJ Lisboa 2023 no mês de maio.

 

Gabinete de imprensa da JMJ Lisboa 2023