Papa pede respeito por comunidades indígenas

Foto: IFAD

O Papa apelou hoje no Vaticano ao respeito pelas “comunidades autóctones” por parte dos governos, ao receber uma delegação de 40 representantes de povos indígenas.

Francisco sublinhou que estes povos são uma parte da população que merece ser “valorizada e consultada”, promovendo a sua “plena participação” a nível local e nacional.

O encontro decorreu à margem do 3.º Fórum de Povos Indígenas, convocado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (IFAD), no 40.º aniversário desta agência da ONU.

“O principal desafio é conciliar o direito ao desenvolvimento com a tutela dos povos e territórios indígenas”, sustentou o Papa, numa intervenção divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

Francisco alertou em particular para o impacto de atividades económicas que “interferem com as culturas indígenas e a sua relação ancestral com a terra”.

Nesse sentido, o Papa convidou a fazer prevalecer ‘o direito ao consenso prévio e informado’, assegurado na Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas.

“Os indígenas devem ser valorizados e consultados, ter plena participação, local e nacionalmente”, assinalou.

Francisco afirmou que o IFAD pode contribuir com financiamento e assistência técnica, pois “um desenvolvimento tecnológico e económico que não deixa um mundo melhor e uma qualidade de vida integralmente superior não se pode considerar progresso”.

 

Fonte: Agência Ecclesia.