O reitor do Santuário de Fátima apresentou a ‘Medalha Comemorativa do Centenário das Aparições de Fátima’, da autoria do mestre Avelino Leite.
A medalha é de forma circular e “faz uso de um acabamento dourado e prateado, de acordo com a solenidade da efeméride”, e apresenta no centro “três elementos dourados, a sugerirem o triângulo que remete para a Santíssima Trindade”, refere o documento descritivo.
O anteverso da medalha apresenta um coração, o Imaculado Coração de Maria, “escavado no centro geométrico”, que é o “elemento central da mensagem que na medalha cria um espaço com caráter de moradia, de lugar onde e por onde se entra, de ninho e de refúgio”.
“O conjunto de linhas douradas, cuja trajetória se desenha entre a forma circular e a forma oval, é, a um tempo, resplendor e expressão do dinamismo de convergência que a legenda inscrita [‘O meu coração Imaculado conduzir-vos-á até Deus’] sublinha”, refere o documento.
Na apresentação do reverso da medalha indica-se que tem a cor do ouro, que “a simbologia associa ao sagrado”, e mostra um coração de grande dimensão aludindo a Deus “como centro de toda a existência”.
Com o mesmo movimento de luz e as mesmas linhas, o reverso da a medalha comemorativa tem o logótipo do Centenário das Aparições.
A ‘Medalha Comemorativa do Centenário das Aparições de Fátima’ foi apresentada na Jornada de apresentação do Ano Jubilar, que decorreu hoje em Fátima.
Fonte: Agência Ecclesia
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023