Em Portugal, foi declarado dia de luto nacional, nesta quinta, 5 de janeiro, devido ao falecimento do papa emérito Bento XVI. No país, diversas foram as condolências prestadas.
Em nota, a conferência episcopal portuguesa destacou que Bento XVI fica para sempre na história da Igreja pela receção e aplicação das orientações do Concílio Vaticano II. O presidente da conferência e bispo de Leiria-Fátima, Dom José Ornelas, ressaltou a coerência do serviço revelada pelo pontífice quando tomou a decisão de renunciar à sua função de sucessor de Pedro, quando sentiu que já lhe faltavam as forças.
O Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, também deixou uma mensagem em que enfatizou a lucidez com que Bento XVI seguia todos os debates culturais e religiosos e a clareza com que se pronunciava a seu propósito, oralmente ou por escrito, com crentes ou não crentes.
- Madre Mary Jane Wilson: A Boa Mãe da Madeira que viveu a caridade - 18 de Dezembro, 2025
- Série Ilha da Madeira | Santuário do Monte Missas do Parto - 12 de Dezembro, 2025
- 100 anos da aparição de Pontevedra | O pedido dos primeiros sábados e as celebrações na Galiza - 12 de Dezembro, 2025


