O caminho sinodal em que nos encontramos começa a entrar na sua segunda etapa.
Nesta etapa, o objetivo é o mesmo: “fazer um sínodo”. Ou seja, “caminhar juntos”.
“Não se trata de recolher opiniões, nem de fazer um parlamento”, explica Francisco no Vídeo deste mês, oferecido pela Rede Mundial de Oração do Papa, mas “nos escutarmos uns aos outros na nossa diversidade e de abrir as portas aos que estão fora da Igreja “. E com a escuta do protagonista, que é o Espírito Santo”, o que supõe rezar, o Sínodo pode tornar-se uma “oportunidade para sermos uma Igreja de proximidade, que é o estilo de Deus”.
“O que significa “fazer um sínodo”? Significa caminhar juntos: sí-no-do. Em grego é isto: “caminhar juntos” e caminhar na mesma direção. E isso é o que Deus espera da Igreja do terceiro milénio. Que recupere a consciência de que é um povo em caminhada e que deve fazer isso unido. Uma Igreja com este estilo sinodal é uma Igreja de escuta, que sabe que escutar é mais do que ouvir. Trata-se de nos escutarmos uns aos outros na nossa diversidade e de abrir as portas aos que estão fora da Igreja. Não se trata de recolher opiniões, nem de fazer um parlamento. O sínodo não é uma pesquisa; trata-se de ouvir o protagonista, que é o Espírito Santo, trata-se de oração. Sem oração, não haverá Sínodo. Aproveitemos esta oportunidade para sermos uma Igreja de proximidade, que é o estilo de Deus, a proximidade. E agradeçamos a todo o povo de Deus que, com sua escuta atenta, está percorrendo um caminho sinodal.
Rezemos para que a Igreja, fiel ao Evangelho e corajosa no seu anúncio, viva cada vez mais a sinodalidade e seja um lugar de solidariedade, fraternidade e acolhimento.”
.: Ver a intenção de oração de setembro
Abolição da pena de morte é a intenção de oração do Papa para o mês de setembro
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023