Terço do Centenário vai levar mensagem mariana mais além

Primeiras 50 mil unidades foram postas à venda esta quinta-feira nos estabelecimentos do Santuário

1terco_centenario
Santuário de Fátima

Está a partir de hoje à venda o terço comemorativo do Centenário das Aparições de Fátima, numa parceria entre o Santuário de Fátima, a Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO) e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Na conferência de imprensa de apresentação do terço, esta quarta-feira no Centro Pastoral Paulo VI, o reitor do Santuário sublinhou uma iniciativa que “não podia deixar de apoiar porque falar do terço é falar de Nossa Senhora e, por isso, é ir ao núcleo central da Mensagem de Fátima”.

Para o padre Carlos Cabecinhas, trata-se de “uma excelente forma de celebrar o centenário” e ao mesmo tempo de “levar a imagem de Fátima mais além”.

Este objeto “chama a atenção para a importância da oração na vida de qualquer cristão e acentua o pedido feito por Nossa Senhora, durante as aparições, para que os pastorinhos o rezassem todos os dias”, salientou.

Esta quinta-feira foram postas à venda as primeiras 50 mil unidades, nos estabelecimentos de artigos religiosos de Fátima, com um custo de 12 euros por cada terço.

Por cada terço vendido, será reservado “um euro para o Centro de Reabilitação e Integração de Fátima, para a construção de um lar residencial para adultos com deficiência e cujas famílias se demonstram já incapazes de prestar o necessário acompanhamento”, explica o Santuário de Fátima.

Feito de forma artesanal e “com recurso a métodos tradicionais”, o novo terço é composto por contas em vidro soprado, produzidas artesanalmente na Marinha Grande, também por um passador e crucifixo em zamak, com acabamento de cobre e prata, e uma corrente e arame em latão prateado”.

Cada peça é acompanhada por um livro explicativo, disponível em sete idiomas e tem selo de certificação emitido pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Amorim Gonçalves, vice-presidente da ACISO, destacou a importância de “ajudar a divulgar e a promover o que Fátima representa para os católicos, em Portugal e no Mundo”.

Já o administrador da Imprensa Nacional Casa da Moeda, Rodrigo Lucena, admitiu estender a parceria concretizada com o terço do Centenário das Aparições “em outros projetos similares”.

Fonte: Agência Ecclesia