Igrejas em Portugal assinam Carta Ecuménica pela paz e unidade dos cristãos

No contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2026, as Igrejas em Portugal assinaram a “Carta Ecuménica 2025”, um compromisso comum em favor da paz, da dignidade humana, do acolhimento dos migrantes e do cuidado com a casa comum.

A cerimónia decorreu em Lisboa e reuniu representantes da Conferência Episcopal Portuguesa e do Conselho Português das Igrejas Cristãs.

O Patriarca de Lisboa, Dom Rui Valério, destacou que o documento é um compromisso público com a humanidade concreta do nosso tempo e uma voz cristã unida no espaço público europeu.

Em nome do Conselho Português das Igrejas Cristãs, o Bispo da Igreja Lusitana, Dom José Jorge Pina Cabral, sublinhou os grandes desafios da Europa: a construção da paz, a salvaguarda da criação, o diálogo inter-religioso e o acolhimento de migrantes e refugiados.

A sessão incluiu ainda testemunhos sobre o trabalho com comunidades migrantes, da diácona Nívia Ivette Nuñez de La Paz e de Carmo Diniz, da Cáritas de Lisboa.

A Carta Ecuménica foi assinada em Roma, em novembro de 2025, e atualiza a versão original de 2001, incluindo novos capítulos sobre paz, migração, juventude, novas tecnologias e conversão ecológica.

 

O Coração de Irmã Lúcia filme sobre as aparições de Pontevedra e o Imaculado Coração de Maria