O Papa Francisco anunciou que as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que vão decorrer em Lisboa, em 2022, terão como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, um tema do Evangelho de São Lucas.
“A próxima edição internacional das Jornadas Mundiais da Juventude será em Lisboa, em 2022. Para esta etapa de peregrinação intercontinental dos jovens escolhi como tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente'”, afirmou Jorge Bergoglio, no Vaticano.
A insistência num tema mariano é para o reitor do Santuário de Fátima “uma boa notícia” e “um grande desafio”.
“O anúncio deste tema não só nos deixa especialmente alegres e felizes, por ser mariano, mas também nos responsabiliza e compromete-nos não só nas jornadas mas também em toda a sua preparação” afirmou à Sala de Imprensa o Pe. Carlos Cabecinhas.
O sacerdote lembrou que já no último Sínodo sobre os jovens a Fé e a Igreja, Maria tinha aparecido não só como a intercessora mas como modelo e agora volta a ser apresentada como um modelo para os jovens, como alguém que sai de si e vai ao encontro do outro. Por isso, adianta, “é uma boa notícia e um grande desafio”.
O reitor do Santuário lembra, por outro lado, que a juventude será o grande desafio pastoral do santuário no próximo triénio, até à Jornada Mundial da Juventude.
“Ainda antes de conhecermos esta decisão já o Conselho Pastoral do Santuário, (realizado no passado dia 13) e o Conselho Nacional ( realizado dia 17 de junho) tinham confirmado esta prioridade para a pastoral juvenil do Santuário já em ordem a este horizonte temporal, consubstanciando esta importância de Maria como figura modelar para os jovens”, afirmou o Pe. Carlos Cabecinhas.
O reitor reiterou ainda a disponibilidade do Santuário para colaborar com a Comissão Organizadora da JMJ seja na participação direta nas pré jornadas ou na própria jornada seja na elaboração de um programa de atividades próprias no Santuário.
“Seja em que circunstância for Fátima terá sempre um lugar de destaque e acolherá todos os que aqui quiserem vir”, disse.
As temáticas marianas voltam a estar em destaque na Jornada da Juventude.
Durante o encontro com os jovens, esta manhã, no Vaticano, o líder da Igreja Católica manifestou a intenção de que o tema promova uma harmonia entre o itinerário para a próxima JMJ e o caminho da Igreja Católica após o sínodo dedicado às novas gerações.
No final da Jornada Mundial da Juventude 2019, que decorreu entre 22 e 27 de janeiro na Cidade do Panamá, foi anunciado o nome da cidade de Lisboa como a próxima capital da juventude católica de todo o mundo em 2022.
As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) são consideradas o maior evento organizado pela Igreja Católica.
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023