A Fundação Luiza Andaluz prepara-se para comemorar o seu centenário. No dia 25/01/25, a Eucaristia em ação de graças é celebrada na Sé de Santarém pelo bispo diocesano, Dom José Traquina. Em seguida, faz-se uma visita ao Convento das Capuchas, onde a 21 de janeiro de 1925, crianças acolhidas por Luiza Andaluz passam a residir no local.
A fundadora nasceu em 1877, no seio de uma família abastada dos viscondes de Andaluz, e foi professora primária. A missão de educar deu-se em escolas e também na formação de pessoas buscadoras da verdade. Nas Capuchas, Luiza Andaluz assumiu a direção da escola e foi um espaço de educação de crianças e jovens necessitados ou órfãos.
Atualmente, o edifício do século 17 faz parte do “Luiza Andaluz Centro de Conhecimento”, além das casas “Madre Luiza Andaluz, também em Santarém; e a São Mamede em Lisboa. Na comemoração do centenário da Fundação, os participantes apreciam uma exposição sobre a missão de Luiza Andaluz e da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima.
- Portugal envia menos missionários e recebe mais: dados 2025 das Obras Missionárias Pontifícias - 28 de Novembro, 2025
- Igreja em Portugal: Meeting Lisboa 2025, Cristo Rei e início do Advento | Novembro em destaque - 28 de Novembro, 2025
- Federação Pela Vida envia 11 perguntas aos candidatos presidenciais | Eleições 2026 - 28 de Novembro, 2025


