Imaculada Conceição: 170 anos da instituição do dogma

Aproxima-se o dia da Padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição, neste 8 de dezembro. Em 2024, em especial, celebrar-ses 170 anos da proclamação do dogma da Imaculada Conceição de Maria, proclamado a 8 de dezembro de 1854 pelo Papa Pio IX.

O Santuário Nacional de Vila Viçosa iniciou os preparativos com um novenário até as grandes comemorações dos 7 e 8 de dezembro. Dias quando acontecem a vigília de oração, procissões e missa solene presidida pelo arcebispo de Évora, Dom Francisco Senra Coelho. Uma data de grande significado para a nação portuguesa, a Terra de Santa Maria.

A festa decorre também com grande júbilo no Santuário do Sameiro, em Braga. Sua fundação tem estreita relação com a evocação que o povo português já fazia à Imaculda Conceição e, depois, em honra pela instituição do dogma. Alguns santos também apontaram para a Imaculada Conceição, como Santa Bernadette. Nossa Senhora revelou-se, dizendo: “Eu Sou a Imaculada Conceição”. No entanto, a pequena Bernadette não sabia que a “bela Senhora” era a Virgem Maria, muito menos acerca da instituição do dogma.