Várias dioceses em Portugal estão a iniciar o novo Ano Pastoral, com atividades marcadas pelo aprofundamento da fé e o envolvimento dos leigos.
Em Santarém, a Assembleia Diocesana, que decorre neste 5 de outubro, vai centrar-se no Ano Jubilar dos 50 anos da criação da diocese. O encontro vai acontecer nos moldes do método sinodal com questões elaboradas pelo Conselho Pastoral Diocesano em sintonia com o bispo diocesano, Dom José Traquina.
Em Aveiro, a abertura do Ano Pastoral 2024-2025 acontece no dia 7 de outubro, no Seminário de Santa Joana Princesa. O bispo de Aveiro, Dom António Manuel Moiteiro, na Carta Pastoral ‘Deus caminha connosco’, explicou que o novo período pastoral será dedicado “à corresponsabilidade ministerial e sinodal no seio da Igreja povo de Deus”.
Já em Lisboa, no dia 8 de outubro, no Mosteiro de São Vicente de Fora, será apresentado o novo programa pastoral, que também celebra o Jubileu de 2025.
E na Diocese de Beja, o programa pastoral deste ano coloca a esperança como tema central, destacando a necessidade de uma Igreja atenta às transformações da sociedade, num contexto de migração e a desertificação.
No próximo dia 17 de novembro, o bispo diocesano, Dom Fernando Paiva, vai presidir, na Sé de Beja, a uma celebração comemorativa do décimo aniversário da elevação do cante alentejano a Património Imaterial da Humanidade.
- Padre Sérgio Dinis é nomeado Bispo Ordinário Castrense - 22 de Novembro, 2024
- Red Week: AIS alerta para o drama dos cristãos perseguidos - 22 de Novembro, 2024
- No dia de Cristo Rei, jovens de Lisboa vão passar cruz da JMJ para Seul - 21 de Novembro, 2024