Estamos em tempos de João Batista, e foi o Senhor mesmo quem estabeleceu isso. João já era cheio do Espírito Santo desde o ventre materno. Foi ele quem preparou os caminhos para a vinda de Jesus. Os discípulos de João acabaram se tornando discípulos de Jesus. Ele deu a vida na missão que o Senhor lhe confiou.
O mundo de hoje precisa ser preparado para a segunda vinda de Jesus. A descrença está aumentando cada dia mais e a fé está se esgotando. Nós percebemos que não só aqueles que não são cristãos, mas também nós, que nos entregamos ao Senhor, estamos sendo minados na nossa fé, por isso sentimos um espírito de descrença e de incredulidade nos rodeando.
Meus irmãos, assim como o Senhor escolheu um João para preparar o caminho para a vinda de Jesus, agora Ele prepara não um homem, mas um povo para preparar o caminho da segunda vinda de Cristo. Esse “João Batista” de hoje somos nós. É por isso que a liturgia de hoje aplicou em João Batista o mesmo que aplicou ao profeta Jeremias: “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações. E eu respondi: Ah! Senhor JAVÉ, eu nem sei falar, pois que sou apenas uma criança. Replicou, porém, o Senhor: Não digas: Sou apenas uma criança: porquanto irás procurar todos aqueles aos quais te enviar, e a eles dirás o que eu te ordenar. Não deverás temê-los porque estarei contigo para livrar-te” (Jr 1,5-8).
Você pode aplicar esta Palavra a você. É o Senhor dizendo do seu chamado, da sua vocação, dizendo que você não deve e não precisa ter medo, porque Deus está com você. Precisamos ser cada vez mais homens e mulheres cheios do Espírito Santo, esta é a única condição.
Diante do desamor, que vai tomando as pessoas, o único antídoto é o batismo no Espírito Santo. Mas ele não é apenas um momento na nossa vida, é algo crescente e precisa ser renovado todos os dias.
“Levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer. Não tenhas medo, senão, eu te farei tremer na presença deles. Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze contra todo o mundo, frente aos reis de Judá e seus príncipes, aos sacerdotes e ao povo da terra; eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te” (Jr 1,17-19).
É o momento de você e eu assumirmos essa realidade, essa missão para a qual o Senhor nos enviou. Ir sem receio e não contando com nossas forças, mas com as forças do Senhor. É a missão que Ele nos confiou e nós queremos realizá-la.
“Obrigado, Senhor, porque confia em mim e viste em mim João Batista. Meus irmãos e eu somos essa comunidade aos quais o Senhor deu a missão de irmos anunciá-Lo, preparar o Seu caminho para que o povo esteja preparando para recebê-Lo. Enche-me, Senhor, do seu Espírito Santo. A cada dia, eu preciso do Espírito para que esta Palavra se realize em mim.
Peço-Lhe por cada um de Seus filhos, porque eles já começam a encontrar essa luta dentro de suas próprias casas. Dá-lhes a Sua fortaleza e que eles estejam dispostos a realizar esta missão que o Senhor lhes confiou, quer com a Sua vinda ou a ida deles para o Senhor, mas que eles estejam preparados. Dá-lhes a fortaleza, não apenas na casa deles, pois somos enviados ao mundo, às nações, porque, infelizmente, os batizados não são evangelizados. Enche com o Espírito Santo esses meus irmãos e todos aqueles a quem chegar esta mensagem. Derrama sobre mim o Seu Espírito Santo.”
Deus abençoe!
Seu irmão,
Padre Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
O post Esse “João Batista” de hoje somos nós apareceu primeiro em Monsenhor Jonas Abib.