No dia 14 de maio, o Patriarca de Lisboa, Dom Rui Valério, encontrou-se com o Patriarca Ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I, marcando a primeira visita de um patriarca desta Igreja Ortodoxa a Portugal. No Seminário dos Olivais, os patriarcas trocaram cumprimentos e votos de “paz” e “reconciliação”.
Após o encontro privado, Bartolomeu I falou aos membros do Conselho Presbiteral de Lisboa e recordou os últimos passos das relações entre católicos e ortodoxos, como os 12 encontros em Roma, Constantinopla, Lesbos e Jerusalém.
Para 2025, está previsto um novo encontro em Jerusalém para celebrar os 50 anos da reunião entre Paulo VI e Atenágoras. O Patriarca Ecuménico relatou ainda que, com o papa Francisco, teve um debate fraterno sobre a possibilidade das igrejas celebrarem a Páscoa na mesma data.
Ao retomar o histórico antes do cisma de 1054, Bartolomeu I recordou que havia a pentarquia, em que Roma era a primeira Igreja e, depois, Constantinopla. E como também afirmou: Roma é sempre a primeira sede do Cristianismo. Por sua vez, Dom Rui Valério, definiu Lisboa como sede de paz e cujo símbolo, uma barca, pode indicar uma Igreja em direção ao diálogo entre cristãos.
- Padre Sérgio Dinis é nomeado Bispo Ordinário Castrense - 22 de Novembro, 2024
- Red Week: AIS alerta para o drama dos cristãos perseguidos - 22 de Novembro, 2024
- No dia de Cristo Rei, jovens de Lisboa vão passar cruz da JMJ para Seul - 21 de Novembro, 2024