No Vídeo do Papa do mês de setembro, Francisco pede orações para que as pessoas que vivem à margem da sociedade, em condições de vida desumanas, não sejam esquecidas pelas instituições e jamais sejam descartadas”.
O Santo Padre denuncia que um sem abrigo que morre na rua, por exemplo, nunca vai aparecer na primeira página dos navegadores da Internet ou dos noticiários.
Segundo as Nações Unidas, mais de 700 milhões de pessoas, 10% da população mundial, vivem em situação de pobreza extrema, com dificuldade para satisfazer as necessidades mais básicas, como a saúde, a educação e o acesso a água e saneamento.
A ONU acrescenta ainda que cerca de 1 milhão e seiscentas mil de pessoas vivem em condições precárias de habitação e que os países mais industrializados não constituem uma exceção.
Dados da Organização Mundial da Saúde revelam também que uma em cada oito pessoas no mundo apresenta sintomas de algum tipo de “problema mental”, e que 16% da população mundial tem uma “deficiência significativa”.
- Padre Sérgio Dinis é nomeado Bispo Ordinário Castrense - 22 de Novembro, 2024
- Red Week: AIS alerta para o drama dos cristãos perseguidos - 22 de Novembro, 2024
- No dia de Cristo Rei, jovens de Lisboa vão passar cruz da JMJ para Seul - 21 de Novembro, 2024