Santa Sé espera enchente para cerimónia deste domingo

O porta-voz do Vaticano adiantou hoje que a canonização de Madre Teresa de Calcutá, este domingo, vai ser seguida por mais de 600 jornalistas, com transmissão em mais de 120 canais televisivos.

crwwkbwxyaexa2x

A celebração, presidida pelo Papa Francisco, tem início marcado para as 10h30 de Roma (menos uma em Lisboa), tem a presença confirmada de mais de 15 delegações oficiais, referiu Greg Burke, na conferência de imprensa de lançamento da canonização.

A Santa Sé informou ainda que a Missa vai ter transmissão em 4K (Ultra HD, quatro vezes superior à alta definição), como acontece nos grandes eventos no Vaticano.

Burke, novo diretor da sala de imprensa da Santa Sé, disse que não estão previstas quaisquer “medidas especiais” de segurança para a cerimónia, tendo sido já distribuídos 100 mil ingressos (gratuitos).

Além da Praça de São Pedro, espera-se que a multidão se concentre na Avenida da Conciliação, que liga o pequeno Estado à cidade de Roma.

O porta-voz do Vaticano assinalou, no entanto, que é “impossível” antecipar o número total de participantes na celebração.

A Missa de canonização chega às redes sociais com a iniciativa ‘Eu estava lá’, promovida pela Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, em colaboração com Mc360Photo.

O objetivo é que cada participante, através do site www.motherteresasaint.com, se possa identificar na Praça de São Pedro.

A festa litúrgica da nova santa vai ser celebrada pela primeira vez a 5 de setembro, dia da sua morte, e conta com nova Missa na Praça de São Pedro, sob a presidência do secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, a partir das 10h00 (09h00 em Lisboa).

Fonte: Agência Ecclesia