Quaresma é tempo de conversão. É um tempo especial de graças que, devemos aproveitar ao máximo, para fazermos uma renovação espiritual em nossa vida. São Paulo insistia: “Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!” (2 Cor 5, 20); “exortamos-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: ‘Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação’ (Is 49,8)”. “Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação” (2 Cor 6, 1-2). Eis algumas práticas que podem nos ajudar a viver bem este tempo:
1- Quarta-feira de Cinzas
Comece bem a Quaresma recebendo as Cinzas e meditando o seu significado: “voltamos ao pó” que as cinzas lembram. “És pó, e ao pó tu hás de tornar” (Gen 2, 19). Este sacramental da Igreja lembra-nos de que, estamos de passagem por este mundo, e que a vida de verdade, sem fim, começa depois da morte; e que, portanto, devemos viver em função disso.
2 – Oração
Intensifique a oração. Seja a oração pessoal ou comunitária. Orar é entrar em comunhão com Deus; tornar-se intimo de d’Ele que é nosso Pai. Marque um tempo para rezar e obedeça o previsto.
3 – Palavra de Deus
Medite a Palavra de Deus, sobretudo, as leituras que a Igreja coloca na Liturgia da Missa neste tempo. Decida, com uma ato de vontade, a fazer o que Deus te pede na meditação.
4 – Jejum
Faça o jejum conforme as próprias condições, para que o corpo seja sujeito ao espírito. Pode ser um jejum a pão e água, um jejum só de líquidos, um jejum parcial, etc., especialmente nas sextas-feiras.
5 – Esmola
Dê uma boa esmola aos pobres. Pode ser de muitas formas: ajudar uma família necessitada; um pobre necessitado, etc.. “Tenhamos caridade e humildade e façamos esmolas, já que estas lavam as almas das nódoas dos pecados” (S. Francisco).
6 – Visitar os doentes
Visite os doentes que precisam de ajuda, sobretudo os velhos e abandonados. “Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes” (Mt 9,12).
7 – Confissão
Faça uma boa confissão geral, depois de um bom exame de consciência, revendo toda a vida passada. Não omita nada, lance em Deus todas as suas misérias. Perdoe todas as pessoas que te ofenderam.
8 – Santa Missa
Participe da Santa Missa sempre que puder, e comungue bem. Faça uma boa ação de graças após a comunhão, colocando toda a sua vida para Jesus. Louve-O, adore-O, interceda pela Igreja, pela sua família, etc..
9 – Via Sacra
Participe da Via Sacra sempre que puder, ou a faça você mesmo em uma Igreja, acompanhando os quadros que a compõem, meditando o sofrimento de Jesus na Sua Paixão.
10 – Exercício de mortificação
Faça algum exercício de mortificação; por exemplo, cortar um doce, deixar a bebida, cigarro, passeios, churrascos, a TV, internet, celular, alguma diversão, etc., para vencer as fraquezas da carne.
11 – Liturgia das Horas
Reze a Liturgia das Horas com toda a Igreja neste tempo forte de orações. Ao menos as Laudes e as Vésperas, se tiver condições.
12 – Peregrinação
Faça uma peregrinação, ao menos uma vez na Quaresma, a um Santuário Mariano, ou outro Santuário, participando da Santa Missa.
13 – Moderar as palavras
Esforce-se para moderar suas palavras, fale com discrição, evite a maledicência, o julgamento dos outros, o falar mal dos outros, prefira elogiar a criticar.
14 – Perseverança
Procure identificar se você tem algum vício ou mal comportamento, lute para evita-lo; reze pedindo a Deus a graça de vence-lo. Pratique a virtude da perseverança.
15 – Humildade
Evite falar de você mesmo, de se exibir, de querer aparecer, de defender seus pontos de vista de maneira acirrada. Procure o último lugar, viva a humildade.
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023