Uma conferência, a celebração do dia do consagrado e uma vigília, entre 26 de janeiro e 2 de fevereiro
A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) em Viana do Castelo está a organizar três momentos “festivos” para a Semana do Consagrado 2018 que inclui uma conferência, a celebração do dia do consagrado e uma vigília.
Num comunicado, o presidente regional da CIRP da Diocese do Alto Minho informa que a semana especial, entre 26 de janeiro e 2 de fevereiro, vai ter como tema ‘A Vida Consagrada na diocese de Viana do Castelo’.
Na informação remetida pelo Secretariado de Comunicação Social da Diocese de Viana do Castelo, o padre Nuno Filipe Martins explica que a semana começa com a conferência ‘A eclesialidade da Vida Consagrada na Igreja-Comunhão’, esta sexta-feira.
O tema vai ser apresentado pelo padre Nuno Ventura Martins, a partir das 21h00, no Instituto Católico de Viana do Castelo, e é aberto a todas as pessoas interessadas em “conhecer melhor a identidade e a missão da vida consagrada”.
Já no domingo, o bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, preside à Eucaristia do Dia do Consagrado, a partir das 18h30 no Convento de São Domingos, onde está sepultado o Beato frei Bartolomeu dos Mártires, “consagrado e uma das figuras inspiradoras” da diocese.
O terceiro momento celebrativo é uma vigília de oração pela vida consagrada que começa às 21h00 do dia 2 de fevereiro, no Seminário Diocesano de Viana do Castelo, e está inserida na atividade ‘Conversas com Deus’ do Secretariado Diocesano de Pastoral Vocacional.
“Esta semana pretende ser uma oportunidade para descobrir a importância e a actualidade da vida Consagrada, um estímulo para louvarmos o Senhor pelas maravilhas que realiza na Igreja através dos consagrados, uma interpelação para rezarmos pela fidelidade daqueles que deixando tudo se consagraram ao Senhor”, desenvolve o padre Nuno Filipe Martins.
O presidente regional da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal em Viana do Castelo realça que a Semana da Vida Consagrada 2018 celebra o 40.º aniversário da criação da diocese do Alto Minho, que está a ser vivido com um ano jubilar até 3 de novembro.
A Diocese em Viana do Castelo foi criada pelo Papa Beato Paulo VI, pela Bula ‘Ad aptiorem populi Dei’, a 3 de novembro de 1977, compreendendo o território do distrito com o mesmo nome e separada da Arquidiocese de Braga.
Fonte: Agência Ecclesia
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023