Igreja: Papa recebe obra «Portugal Católico» a 20 de setembro

Responsáveis pela publicação vão deslocar-se ao Vaticano


O Papa Francisco vai receber a nova obra ‘Portugal Católico – A beleza na diversidade’ no próximo dia 20 de setembro, no Vaticano, disse hoje à Agência ECCLESIA José Eduardo Franco, um dos responsáveis pela publicação.

A obra apresenta-se como uma enciclopédia que retrata o catolicismo no Portugal contemporâneo, em 14 capítulos e 800 páginas, com diversos temas e autores.

José Eduardo Franco, professor universitário, considera que a entrega da publicação ao Papa “é da maior relevância”, falando numa “radiografia” do catolicismo português nas suas várias dinâmicas.

O livro ‘Portugal Católico’ foi elaborado em cerca de nove meses e contou com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa: 204 textos-síntese, de 190 autores, fotos (aéreas e terrestres), gravuras, e poemas de diversos autores portugueses.

O historiador José Eduardo Franco explica que participam “autores de vários quadrantes” e gerações, dos 20 aos 90 anos, na elaboração da obra que foi concebida para assinalar a passagem do Papa Francisco por Portugal, a 12 e 13 de maio, por ocasião do Centenário das Aparições de Fátima.

A obra não quis deixar “ninguém de fora” e apresenta a realidade de uma Igreja local “que tem uma variedade imensa de expressões”.

A publicação tem 14 capítulos que, simbolicamente, representam as 14 estações da Via-Sacra e as 14 Obras de Misericórdia.

O prefácio é da autoria do presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa; o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, escreveu um prelúdio; há também um limiar do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres.

Além do retrato da realidade do catolicismo em Portugal, José Eduardo Franco refere que a obra quer ajudar a “repensar a Igreja” para o século XXI.

Fonte: Agência Ecclesia