Rosas brancas e flores brancas e amarelas na ornamentação do Santuário

Uma equipa de 30 voluntários da Associação de Floristas e Decoradores de Portugal está a trabalhar na ornamentação com flores de todos os espaços litúrgicos do Santuário de Fátima para a Peregrinação do Papa Francisco, com especial destaque para a Capelinha das Aparições, andor de Nossa Senhora, Altar e Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A rosa, de onde deriva a palavra rosário, é a preferencial na ornamentação, pois “é a flor de Nossa Senhora de Fátima”, sendo de cor branca na Capelinha e no andor.

Flores brancas e amarelas, as cores do Vaticano, foram as escolhidas para o Altar e para a Basílica, segundo Ana Rita Santos, da seção de Arte e Património do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, que coordena esta operação.

O projeto de ornamentação foi elaborado por uma equipa multidisciplinar, envolvendo a seção de Arte, a equipa de arquitectos que colabora habitualmente com o Santuário e a Associação de Floristas.

Não há números disponíveis sobre a quantidade de flores a utilizar na ornamentação, na sua maioria de origem nacional. Parte das flores foi oferecida, sendo as restantes adquiridas pelo Santuário.

A zona do Altar, incluindo a escadaria próxima do Presbitério, o ambão e o círio pascal vai ter vários frisos de flores, enquanto nos túmulos de Francisco e Jacinta Marto vai manter-se “a ornamentação habitual”.

Todos os espaços litúrgicos do Recinto, incluindo a Basílica da Santíssima Trindade, vão estar decorados com flores, pois o entendimento foi o de ornamentar todos os locais que os peregrinos possam visitar.

O Santuário possui uma equipa que habitualmente faz a ornamentação, mas, dado o grande volume de trabalho originado pela Peregrinação do Papa, decidiu aceitar a oferta da Associação de Floristas e Decoradores de Portugal, explicou Ana Rita Santos.

Os voluntários da Associação são provenientes de vários pontos do país.

Fonte: www.papa2017.fatima.pt