Assinalou-se este dia 4 o 97º aniversário do falecimento do Beato Francisco Marto, e o Santuário de Fátima marca a data nas suas celebrações oficiais.
Francisco Marto nasceu a 11 de junho de 1908. Juntamente com a sua irmã Jacinta e a sua prima Lúcia viram o Anjo em 1916 e Nossa Senhora em 1917.
A Irma Lúcia conta nas suas memórias que «Francisco era de poucas palavras; e para fazer a sua oração e oferecer os seus sacrifícios, gostava de se ocultar até da Jacinta e de mim. Gosto mais de rezar sozinho para pensar e consolar o Nosso Senhor que está tão triste». Francisco suportou vários sacrifícios, como prolongados jejuns.
Na Aparição de Nossa Senhora, o Francisco sempre manifestou o seu contentamento na promessa de ir para o Céu, «Do que mais gostei foi de ver a Nosso Senhor, naquela luz que Nossa Senhora nos meteu no peito», refere a Irmã Lúcia.
Quando adoece, mesmo a sofrer mostra-se sempre alegre, pois sabia que iria para o Céu, «Sofro para Consolar a Nosso Senhor; e depois, daqui a pouco, vou para o Céu» recorda a Irma Lúcia.
Morre serenamente a 4 de Abril de 1919, depois de uma dolorosa doença, oferecendo todos os seus sacrifícios e sofrimentos pela conversão dos pecadores.
Francisco e a sua irmã Jacinta, foram proclamados beatos a 13 de maio de 2000, depois do processo ter entrado no Vaticano em 1988. O anúncio da beatificação foi feito por João Paulo II.
Fonte: Agência Ecclesia
- Semeando a boa semente: como colher alegria mesmo em tempos de dor - 9 de Janeiro, 2026
- Os amigos de Deus são homens de paz - 7 de Janeiro, 2026
- Ano novo 2026: um convite à renovação, fé e vida abundante - 6 de Janeiro, 2026


