39ª Peregrinação das Crianças centra-se no Milagre do Sol

Crianças de todo o país rumaram ao Santuário de Fátima para esta celebração presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima.

O tema desta Peregrinação Nacional das Crianças centrou-se na sexta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos a 13 de outubro de 1917, tendo como lema a “Senhora mais brilhante que o Sol”, celebrando o Milagre do Sol.

“Nesta aparição, Nossa Senhora apresenta-seapresenta-se como a Senhora do Rosário; pede que continuem a rezar o terço e que não ofendam mais a Deus Nosso Senhor que já está muito ofendido. Depois, abrindo as mãos fê-las refletir no sol; e, enquanto se elevava, a sua própria luz continuava a projetar-se no sol.”

Toda a celebração foi, por isso, assente na ideia da luz convidando os peregrinos a «acolher e transmitir a luz de Deus, que Nossa Senhora nos trouxe quando veio a Fátima».
Assim, atrás do andor, no Altar, está uma roda giratória simulando o Sol. Também na escadaria, em frente ao Altar estão floreiras onde as crianças são convidadas a colocar os vários trabalhos sobre o Sol, que realizaram no mês de maio, período de preparação para esta peregrinação.
Os jovens foram desafiados a rezar, a iluminar a vida de alguém com um gesto simples como um sorriso, a lembrar-se de pessoas que são portadoras da luz e a descobrir mais sobre a vida dos pastorinhos e como eles podem ser a luz.

Além do Sol também as candeias estarão muito presentes na celebração. Durante o Ato Penitencial haverá 3 `candeias´, de um metro e meio de altura, em esferovite. Na parede onde está assente o andor de Nossa Senhora podem ler-se as três palavras que oferecem a chave de leitura da Mensagem de Fátima: Compaixão, Contemplação e Consagração.

No final da celebração cem jovens transportarão uma vela e um balão e, em coro com a assembleia, cantarão os parabéns a Nossa Senhora.