165 anos de nascimento de Padre Cruz celebrado no cemitério de Benfica

A Vice-Postulação da Causa de Beatificação e Canonização do Padre Cruz recordou os 165 anos de nascimento do Servo de Deus Padre Francisco Rodrigues da Cruz, no dia 29 de julho, no cemitério de Benfica, em Lisboa. A Eucaristia foi presidida pelo padre Jesuíta Dário Pedroso, vice-postulador da Causa de Beatificação e Canonização do Padre Cruz.

O processo de canonização do falecido religioso jesuíta encontra-se, atualmente, em Roma. Em dezembro de 2020, foi realizada a sessão de clausura do processo diocesano na igreja de São Vicente de Fora, com posterior entrega ao Dicastério para as Causas dos Santos.

O Processo Informativo Diocesano sobre a Fama de Santidade e das Virtudes do Padre Cruz foi enviado para a Santa Sé em 1965, e os escritos do Padre Cruz aprovados por Decreto promulgado pela Congregação das Causa dos Santos em 1971.

O padre Francisco Rodrigues da Cruz era natural da vila de Alcochete, e faleceu aos 89 anos 1948, em Lisboa. Concluídos os estudos secundários, formou-se em Teologia, na Universidade de Coimbra, em 1880, ordenando-se sacerdote, em 1882.

Padre Cruz entrou para a Companhia de Jesus em 3 de dezembro de 1940, após vários pedidos indeferidos devido a problemas de saúde. Ele recebeu licença especial do Papa Pio XII para fazer os votos, dispensando o noviciado, e pronunciou-os no Seminário da Costa, em Guimarães, na festa de São Francisco Xavier, de quem era muito devoto.