Ultrapassar uma vida de mediocridade e testemunhar que Jesus quer salvar a todos

No caminho rumo ao Natal, paramos no 2º Domingo do Advento.

imagem | cathopic

Na 1ª leitura (Is 40, 1-5.9-11), na trágica situação do povo de Israel, escravizado na Babilónia, um profeta levanta a voz, em nome de Deus, animando os seus concidadãos. São palavras de consolação que garantem a proteção de Deus, abrindo caminho para a sua libertação: “O Senhor vem com poder…Como um pastor apascentará o seu rebanho…Tomará os cordeiros em seus braços, conduzirá as ovelhas ao seu descanso”. Deus está sempre do nosso lado e quer libertar-nos de tudo o que nos prende e nos pesa.

São Pedro 3, 8-14, na 2ª leitura, perante as decepções e desânimo dos cristãos, dirige a todos, também a nós hoje, palavras de encorajamento. Gostaríamos que o mundo fosse melhor e as pessoas mais amorosas. Deus está atento a tudo o que se passa e sabe que nos deveríamos converter em melhores pessoas e famílias, numa Igreja mais santa. Mas “usa de paciência para connosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos possam arrepender-se”. O amor que Deus nos tem manifesta-se especialmente pela sua infinita paciência, sempre esperando e oferecendo-nos novas ocasiões de conversão.

São Marcos 1,1-8, logo no início do seu Evangelho, apresenta-nos o precursor de Cristo, João Batista. Fez do deserto de Judá a sua morada, assumindo o estilo de um asceta, para proclamar a vinda do Messias, de que se julga indigno de “desatar as correias das suas sandálias”. Administrava o batismo ao povo que vinha ter com ele, como rito introdutório do autêntico batismo que Jesus traria ao mundo: “Eu batizo-vos com água, mas Ele batizar-vos-á no Espírito Santo”.

O estilo radical de João Batista é um desafio para nós ultrapassarmos uma vida de mediocridade, sem convicção e paixão, e anunciarmos, sobretudo com o testemunho, que Jesus Cristo está presente e quer salvar a todos.

Contemplemos ainda este 2º Domingo do Advento com o Salmo 84(85), 9-14 – Mostrai-nos o vosso amor e dai-nos a vossa salvação.