“Servir, a única pregação”. Por ocasião do centenário da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima, o Santuário inaugura nova exposição temporária. Os Servitas foram o primeiro corpo de voluntários, constituído em 1924, ainda antes do reconhecimento das Aparições, pelo bispo de Leiria, Dom José Alves Correia da Silva.
Objetos e símbolos, como o jarro de lavar os pés dos peregrinos, os guarda-sóis utilizados no Recinto de Oração, a maca para levar doentes ou as insígnias dos servitas – as correias para os homens e a farda branca para as mulheres – dialogam com obras de arte antiga e contemporânea e documentos históricos.
O púlpito recorda os ensinamentos de Cristo e indica que o grande púlpito da história da humanidade foi o Calvário. A mostra destaca, assim, a missão do serviço, tendo como exemplo máximo a entrega de Cristo na cruz.
Depois da inauguração, a 30 de novembro, a mostra poderá ser visitada diariamente, das 9h às 13h30 e das 14h às 17h30.
- Manual “Estamos Todos?”: recursos para promover a inclusão de pessoas com deficiência em atividades pastorais - 5 de Dezembro, 2024
- “Escreva uma carta ou um postal a um recluso”: campanha de Natal da Pastoral Penitenciária de Braga - 5 de Dezembro, 2024
- “Pelos peregrinos da esperança”: a intenção de oração do papa para o mês de dezembro - 5 de Dezembro, 2024