Marta Nogueira
/

13 Julho 2017
0 Comments

«Ser catequista não é uma profissão, mas uma vocação »

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

«Bem-aventurados os que creem» é o tema em reflexão até sexta-feira, na Argentina

Cidade do Vaticano, 12 jul 2017 – O Papa Francisco disse que “ser catequista não é uma profissão, mas uma vocação”, numa mensagem ao Simpósio Internacional sobre Catequese, que está a decorrer na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica Argentina, em Buenos Aires.

O Papa explica que “ser” catequista é uma vocação de serviço na Igreja, que se recebeu como “dom” para ser transmitido.

Aos participantes do Simpósio Internacional sobre Catequese, em Buenos Aires, Francisco referiu que quanto mais Jesus se torna “o centro da vida”, mais “impulsiona a sair, descentraliza e faz mais próximos dos outros”.

A partir do exemplo de Jesus, que se retirava para “rezar ao Pai e saía ao encontro das pessoas sedentas de Deus”, Francisco destaca a importância da catequese “mistagógica”, que é o encontro constante com a “Palavra e os sacramentos”.

“Os meios podem ser diferentes, mas o importante é ter presente o estilo de Jesus, que se adaptava às pessoas que tinha a sua frente”, explica.

Neste sentido, o Papa observa que é preciso “saber mudar, adaptar-se”, para que a mensagem seja mais próxima, porque “Deus não muda, mas renova todas as coisas nele”.

Para Francisco, o catequista deve regressar, constantemente, ao “primeiro anúncio”, “kerygma”, que é o dom que “transformou a própria vida”, um anúncio que deve acompanhar a fé e está presente na religiosidade do povo.

“Encorajo-vos a serdes alegres mensageiros, custódios do bem e da beleza que resplandecem na vida fiel do discípulo missionário”, escreveu ainda o Papa que agradeceu a todos os catequistas pelo que fazem e, sobretudo, porque caminham com o Povo de Deus.

A Rádio Vaticano destaca entre os conferencistas convidados o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o arcebispo Luis Francisco Ladaria, e o secretário do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. José Ruiz Arenas.

Com o tema ‘Bem-aventurados os que creem’, o encontro na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica Argentina, vai terminar a 14 de julho.

Fonte: Agência Ecclesia

Shear it!

Marta Nogueira

Membro da Comunidade Canção Nova. Licenciada em Comunicação Institucional e atua nas Medias Digitais da Canção Nova. instagram: martanogueira.cn

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia