Marta Nogueira
14 Abril 2021
0 Comments

Semana de Oração pelas Vocações convida a “sonhar os sonhos de Deus” com São José

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Nos dias 18 a 25 de abril decorrerá a 58ª Semana de Oração pelas Vocações. O tema é: “sonhar os sonhos de Deus”.

Na sua mensagem, o bispo D. António Azevedo, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, afirma que, “para os cristãos, [esta semana] tem um sentido especial: somos convidados a intensificar a oração pelas vocações consagradas”. Acrescenta ainda que “esta intenção já está presente na oração quotidiana de muitas pessoas e comunidades cristãs mas, durante estes dias, é toda a Igreja que se une na mesma prece ao Senhor da messe para que envie mais trabalhadores para a sua messe”.

O ponto culminante desta semana é a celebração do 4º domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor. “Esta feliz coincidência evidencia que, na oração, nos dirigimos a Deus por Cristo e com Cristo, o pastor que deu a sua vida pelas suas ovelhas, aquele que ressuscitou dos mortos e pelo Espírito continua a conduzir o seu povo, chamando alguns para exercerem o ministério pastoral em seu nome”, explica o prelado.

Na diocese de Leiria-Fátima o dia reveste-se de ainda mais importância, já que irá receber um novo sacerdote. O diácono Jorge Fernandes irá ser ordenado na Sé de Leiria às 16h00 e a Missa vai ser transmitida pelo Sistema de Comunicação da Canção Nova e através dos canais da Diocese.

Dois dias antes, sexta-feira, às 21h30, na igreja paroquial da Marinha Grande, haverá uma vigília de oração pelas vocações, presidida pelo Sr D. António Marto, transmitida também pela internet para poder ser acompanhada e nas comunidades diocesanas.

Na sua mensagem para esta ocasião, o Papa Francisco propôs S. José como o “guardião das vocações”, uma inspiração pela forma como acolheu o “sonho” de Deus para a sua vida e o foi alimentando na fidelidade a Deus no seu dia a dia. Aí, o Papa afirma que “Deus vê o coração (cf. 1 Sam 16, 7) e, em São José, reconheceu um coração de pai, capaz de dar e gerar vida no dia a dia. É isto mesmo que as vocações tendem a fazer: gerar e regenerar vidas todos os dias. O Senhor deseja moldar corações de pais, corações de mães: corações abertos, capazes de grandes ímpetos, generosos na doação, compassivos para consolar as angústias e firmes para fortalecer as esperanças”.

Como é hábito, a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios disponibilizou materiais para ajudarem na dinamização desta semana.

Fonte: Diocese Leiria-Fátima

Shear it!

Marta Nogueira

Membro da Comunidade Canção Nova. Licenciada em Comunicação Institucional e atua nas Medias Digitais da Canção Nova. instagram: martanogueira.cn

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600 (chamada para a rede fixa nacional)
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia