A Assembleia da República aprovou, em 09/09/26, por unanimidade votos de pesar por Eugénio Fonseca e Francisco Carvalho Guerra, reconhecendo os seus percursos de serviço à sociedade portuguesa.
Eugénio Fonseca, antigo presidente da Cáritas Portuguesa, foi recordado pelo compromisso com os mais pobres, a solidariedade e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Francisco Carvalho Guerra destacou-se na ciência e na educação e teve um papel importante na expansão da Universidade Católica Portuguesa para o Porto. Foi também distinguido pelo Vaticano com a Comenda da Ordem de São Gregório Magno.
No Algarve, D. Manuel Quintas recebeu a Chave de Honra da cidade de Faro, numa homenagem ao seu percurso de 25 anos de serviço à região.
A Diocese do Algarve prepara agora uma nova etapa: D. Vitorino Soares, nomeado pelo Papa Leão XIV em julho, tomará posse como novo bispo do Algarve no dia 19 de setembro, na Catedral de Faro.
Patriarca reza por vítimas um ano após tragédia do Elevador da Glória