Papa Francisco associa-se a luto pela morte de comitiva da Chapecoense

O Papa associou-se ao luto pela morte de mais de 70 pessoas na queda de um avião na Colômbia, esta madrugada, o qual transportava a equipa de futebol brasileira da Chapecoense.

Francisco enviou uma mensagem ao bispo da diocese colombiana de Sonsón Rionegro, D. Fidel Marín, em cujo território se deu o acidente.

“O Santo Padre, profundamente entristecido ao saber da dolorosa notícia do grave acidente aéreo que provocou numerosas vítimas, eleva orações para o eterno descanso dos falecidos”, refere o telegrama, divulgado pela Conferência Episcopal da Colômbia.

O documento enviado pela Secretaria de Estado do Vaticano pede ao bispo que “transmita o sentimento de pêsames de sua santidade aos familiares e a todos os que choram por tão sensível perda, junto com expressões de afeto, solidariedade e consolo a todos os afetados pelo trágico acidente”.

O avião transportava a delegação do clube brasileiro, para a disputa da final da Taça Sul-Americana, e profissionais dos media.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou carta ao bispo de Chapecó, D. Odelir José Magri, para manifestar o pesar da Igreja Católica pela tragédia a todas as famílias e comunidades desta diocese.

“Nestes momentos de tristeza e dor, renovamos, juntos, a nossa fé como sinal de consolação e de esperança no Senhor ressuscitado”, referem os bispos católicos.

A Regional Sul 4 (Santa Catarina) da CNBB também divulgou uma nota de solidariedade à família da Associação Chapecoense de Futebol, na qual “lamenta o que ocorreu e manifesta solidariedade, em especial para com os familiares e amigos mais próximos das vítimas”.

As autoridades colombianas informaram que o avião se despenhou quando se dirigia para o aeroporto de Medellín; o último balanço oficial aponta para 71 mortos e seis sobreviventes.

Fonte: Agência Ecclesia