Papa envia saudação pelo Ano Novo chinês

O Papa deixou votos de “paz” e “serenidade” às famílias do Extremo Oriente que se preparam para celebrar o Ano Novo Lunar, que se inicia esta segunda-feira.

“No Extremo Oriente e em várias partes do mundo, milhões de homens e mulheres celebram amanhã [segunda-feira] o Ano Novo Lunar: a todos desejo que possa experimentar serenidade e paz no seio das suas famílias”, declarou, após a recitação da oração do ângelus, desde a janela do apartamento pontifício, no Vaticano.

Francisco elogiou o papel das famílias como “primeiro lugar onde se vivem e transmite os valores do amor e da fraternidade, da convivência e da partilha, da atenção e do cuidado com o outro”.

“Que o novo ano possa trazer frutos de compaixão, misericórdia e solidariedade”, concluiu.

O Ano Novo lunar começa no dia 8 de fevereiro, sendo celebrado por milhões de pessoas, tanto no Extremo Oriente como em várias comunidades asiáticas espalhadas pelo mundo, sobretudo chineses, coreanos e vietnamitas.

Na última terça-feira, o Papa confessou a sua “admiração” pela China, numa entrevista exclusivamente dedicada a este país.

Em vésperas do Ano Novo chinês, Francisco dirigiu então uma saudação ao presidente Xi Jinping e a todo o povo da China.

“Quero manifestar o meu desejo de que nunca percam a sua consciência história de serem um grande povo, com uma grande história de sabedoria, que tem muito a oferecer ao mundo”, declarou.

“Neste Ano Novo, com esta consciência, que possam avançar para ajudar e cooperar com todos no cuidado da nossa casa comum e dos nossos povos”, acrescentou.