O Papa Francisco rezou em silêncio diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, na Capelinha das Aparições, após ter colocado um ramo de flores junto à imagem da Virgem.
No primeiro momento do programa oficial na Cova da Iria, Francisco manteve-se em oração durante cerca de oito minutos, numa atitude repetida pela multidão de centenas de milhares de pessoas, que acompanhou o pontífice em silêncio.
O final da oração pessoal foi assinalado por uma salva de palmas da multidão.
O Papa chegou ao Santuário de Fátima vindo do Estádio de Fátima, a bordo do papamóvel, após ter sido saudado por milhares de pessoas ao longo do caminho, inclusivamente lançando pétalas de rosas para marcar e festejar o seu percurso, naquela que é a sua primeira presença no Santuário de Fátima e em Portugal.
Francisco tinha à sua espera na Capelinha das Aparições centenas de crianças das escolas do Sagrado Coração de Maria, de São Miguel e do Centro de Estudos de Fátima.
A passagem do pontífice pela capelinha, para um momento de oração, é o primeiro ato oficial da Peregrinação ao Santuário de Fátima, onde vai presidir ao Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos.
Durante esta cerimónia, o Papa vai usar estola criada especialmente para a sua Peregrinação, com motivos baseados no bordado do manto da Imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Francisco é o quarto pontífice a visitar Fátima, depois de Paulo VI em 1967, São João Paulo II em 1982, 1991 e 2000 e, em 2010, pelo Papa emérito Bento XVI.
FONTE: AGÊNCIA ECCLESIA
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023