O reiki é compatível com a fé católica?

O Reiki (medicina alternativa é incompatível com a fé católica, este tipo de “medicina alternativa” tem fundamentos que contradizem a fé católica.

Para melhor esclarecer este assunto fiz algumas pesquisas sobre o assunto. Veja por que o reiki é incompatível com a fé católica:

Em 2009 a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB por suas siglas em inglês) publicou o documento “Critérios para Avaliar o Reiki como uma Terapia Alternativa” desenvolvido por seu comitê de doutrina. Neste documento eles afirmam que o reiki é uma técnica de sanação “inventada no Japão no final do século 19 por Mikao Usui, quem estudava textos budistas”.

O texto dos bispos americanos também destaca a diferença radical entre a terapia Reiki e a cura através do poder divino em que acreditam os cristãos. “Para os cristãos o acesso a cura divina é através da oração a Cristo como Senhor e Salvador, enquanto que a essência do Reiki não é uma oração senão uma técnica que passa do ‘mestre Reiki’ ao discípulo”. O documento ainda sustenta que a terapia Reiki “não encontra suporte nem nos achados da ciência natural nem na crença cristã” e por isso “para um católico, acreditar na terapia Reiki apresenta problemas insolúveis”.

O documento dos Bispos Americanos também sustenta que o Reiki implica “importantes perigos” para a saúde espiritual. Pois, para utilizar o Reiki se teria que aceitar, ao menos de maneira implícita elementos centrais da visão do mundo que subjazem na teoria Reiki, elementos que não pertencem nem à fé cristã nem às ciências naturais. Sem justificação da fé cristã ou das ciências naturais, um católico que põe sua confiança no Reiki cairia no âmbito da superstição, a terra de ninguém que não é fé nem ciência”. A “superstição corrompe a adoração de Deus ao conduzir o sentimento religioso e a prática para uma falsa direção” e “embora às vezes a gente cai na superstição por ignorância, é responsabilidade de todos os que ensinam em nome da Igreja de eliminar essa ignorância tanto como seja possível”.

Os Bispos americanos ainda afirmam que “dado que a terapia Reiki não é compatível com o ensinamento cristão nem a evidência científica, não seria apropriado para as instituições católicas, como centros de saúde e casas de retiro, ou para as pessoas que representam à Igreja, como os capelães, promover ou apoiar a terapia Reiki”.

Em 2017 cinco bispos espanhóis se pronunciaram a respeito das diversas “formas de espiritualidade”, como ioga, reiki ou tarô, e a sua relação com o cristianismo.

Os Bispos espanhóis afirmam que “a indiferença religiosa pode fazer com que não se valorize adequadamente a formação religiosa e inclusive que não se entenda que a disciplina Religião, assumida livremente, não é um elemento discordante na missão educativa, mas faz bem e faz parte de uma educação verdadeiramente integral”. Entretanto, advertiram que “o reiki, o xamanismo, o tarô e a clarividência, ou a nova era e similares são incompatíveis com a autêntica espiritualidade cristã, por isso é necessário distinguir claramente estas realidades de uma experiência cristã genuína”.

Como podemos perceber a base do reiki é budista, é uma corrente de pensamento panteísta (tudo é parte de Deus, tudo é Deus) e tem traços de monismo, filosofia que ensina que a pessoa pode “fundir-se com tudo a sua volta”. O ser humano seria parte integrante do universo no sentido físico; tudo o que existe seria apenas uma grande substância ou a substância universal. O monismo leva ao panteísmo.

A proposta de cura por meio de Reiki vem do Oriente e está crescendo em nossos ambientes, por isso o católico precisa conhecer os seus erros. A palavra Reiki vem de rake (= ancinho ou rastelo) em inglês, Rakey é o solo arado. A palavra Rakey é foneticamente igual a Reiki. o Reiki vem a ser a “Energia Universal de Vida no Sistema Usual de Cura Natural”. É a “Energia Universal de Vida que verte através de nossos corpos, preenchendo nossa necessidade antes de se transferir para a necessidade do outro”. Ainda ensinam que é por meio das mãos que a energia Reiki passa de uma pessoa para outra, de modo que há técnicas precisas sobre a maneira de impor as mãos sobre a cabeça, sobre o tórax, sobre os joelhos, os pés, as costas.

Podemos concluir que a filosofia base do Reiki é uma prática panteísta – tudo é Deus – não há uma separação entre o Criador e a criatura; ora, isto é um absurdo filosófico e teológico. O panteísmo sempre foi condenado pela Igreja. Deus criou tudo o que existe fora do nada porque quis, por amor, mas as criaturas não são emanações obrigatórias de Deus, como se Ele não fosse soberano e autônomo. Isto já é suficiente para o católico rejeitar a prática de cura pelo Reiki, pois os princípios do budismo não se coadunam com a fé católica. O budismo acredita na reencarnação, e a salvação da pessoa não se dá pela fé em Jesus Cristo.  A filosofia Reiki pode ter boa intenção e dizer coisas bonitas e agradáveis que encantam as pessoas, mas a sua base de sustentação não é recomendada aos católicos. Sem dúvida, há muito de sugestão nas curas do Reiki; sabemos que uma pessoa sugestionada pode ser curada pelo próprio organismo que reage bem devido a um estado de espírito favorável. Basta ver os placebos, simulação de remédios.

Alguns defendem que é possível para o católico usar a “técnica” do Reiki sem adotar a sua filosofia, mas isto é algo arriscado. D. Estevão também diz: “O cristão que se põe na escola do Reiki corre o risco de assimilar, juntamente com a técnica, as linhas monistas-panteistas do pensamento Reiki.”

Portanto, o cristão que deseja a cura de seus males há de buscar recursos na medicina e na fé cristã, voltando-se para Deus Pai, Filho e Espírito Santo, que a todos socorre no seu amor e na intercessão dos santos, anjos e dos irmãos. Nada de mágico e desconhecido deve ser misturado com a fé católica. Se Deus não nos dá a cura pela medicina e pela graça, certamente tem um desígnio de salvação atrás desse mal. Devemos crer e viver segundo a palavra de S. Paulo que diz: “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8,28).

Quais são os perigos do Reiki?
Padre Duarte Lara: Eu tenho vários casos de pessoas que fizeram o curso do Reiki. No mundo católico, existe muita confusão quanto ao Reiki, entretanto, não passa de uma forma de ‘magia branca’. Ou seja, algumas pessoas invocam magia branca para curar a vida de outras pessoas. A medicina convencional não tem nada de supersticioso, ela tem uma explicação. A superstição vem quando acreditamos numa força que transcende as coisas naturais que Deus crê. No Reiki se invocam forças do lado oculto. Pergunta: É possível que erros e pecados do passado interfiram na nossa vida e na dos nossos entes futuros? Padre Duarte Lara: Sim! Tudo fica desequilibrado por causa do pecado. Se formos ler a história do pecado original, veremos todas as consequências do pecado. O homem é um ser social, nós somos seres sociais e influenciamos aqueles que estão ao nosso lado. Pela convivência pegamos o jeito dos nossos pais e dos nossos familiares e, não é pegar somente as coisas boas, mas também as coisas más. Aprendemos pela convivência.

Padre Leandro Couto
Natural de Borda da Mata MG, membro da comunidade Canção Nova desde 2007. Atualmente na Missão Canção Nova Cuiabá MT.