Novo Estado de Emergência adia primeiro Encontro na Basílica de 2021

Santuário volta a reajustar horários de fim de semana

O  primeiro de cinco Encontros na Basílica, agendado para o próximo domingo, dia 10 de janeiro, foi adiado para uma data oportuna na sequência da entrada em vigor do novo Estado de Emergência que implica restrições de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório a partir das 13h00 no fim de semana, em Fátima.

foto | Santuário de Fátima

Com inicio às 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a palestra do padre dehoniano Ricardo Freire tinha como tema “«Jovem, eu te digo, levanta-te»: o Deus que levanta os fracos e dá a vida”.

Depois da palestra, seguir-se-ia um recital de órgão por António Mota, organista do Santuário de Fátima desde o início de 2020.

Além deste evento, também a programação litúrgica do Santuário volta a sofrer alterações com o cancelamento de todas as celebrações vespertinas e da bênção dos veículos, mantendo-se apenas o Terço das 18h30 e o das 21h30 com transmissão em direto pelos órgãos de comunicação social e digital do Santuário de Fátima.

Assim, a última Missa a ser celebrada, no sábado e no domingo, é a das 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade, suprimindo-se as missas das 12h30, 15h00, 16h30 e 18h30; a hora de reparação ao sábado e domingo na Capelinha das Aparições, às 14h00,  bem como a oração de Vésperas no domingo, às 17h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Este reajuste do programa oficial do Santuário de Fátima decorre das medidas impostas pelo Estado de Emergência em vigor desde as 00h00 do dia 8 de janeiro até às 24h00 do dia 15, com particular destaque para as medidas mais restritivas ao fim de semana pelo facto do concelho de Ourém ter passado a integrar a lista dos concelhos com elevado risco de contágio por Covid-19.

Fonte: Santuário de Fátima