Padre António Justino Filho
18 Dezembro 2022
0 Comments

Na última semana do Advento meditamos no papel da Virgem Maria que aceita ser porta por onde veio a Salvação

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Hoje como sempre, não há salvação para os homens senão em Jesus Cristo, pois Ele é o “Deus connosco”, anunciado pelos profetas e prometido à Virgem Maria. Filho de Deus por natureza, Ele assumiu a nossa condição humana e Homem entre os homens salvou, realmente o homem todo (corpo e alma), dando ao Pai uma resposta adequada — a resposta duma filial obediência até a morte. n’Ele, Deus mostrou o amor que tem por todo o homem, n’Ele a todo o homem deu acesso à Sua mesma vida divina

imagem | cathopic

Todos aqueles que aceitam seguir a Cristo e ser salvos pela Sua mediação única, tornaram-se, por sua vez, salvadores, pois assim como Ele quis a colaboração de Maria e José, assim quer que o Seu povo continue, no tempo e no espaço, a obra messiânica por Ele iniciada.

A salvação da humanidade é assim fruto da conjugação da iniciativa divina e da contribuição humana. A iniciativa de salvação pertence a Deus, pois é Ele que vem ao encontro do homem e só Ele pode reintegrar o homem na família divina. Mas a salvação deve ser também edificada pelo homem, em estreita e vital união com o Ressuscitado.

O Advento é o tempo litúrgico, em que, mais claramente e de modo mais premente, se impõem as exigências missionárias da nossa vocação de batizados.

1ª Leitura: Livro de Isaías 7, 10-14 — “A virgem conceberá”
As leituras deste Quarto Domingo do Advento orientam-se, de maneira direta, para o Nascimento do Senhor. Nele tem lugar central Maria, a Mãe de Jesus. A figura da virgem que há-de dar à luz, anunciada pelo profeta, virá a encontrar a sua realização perfeita na Virgem Maria. A graça que os homens não ousariam sequer imaginar, nem muito menos pedir, como também o rei não quis pedir a Deus, um sinal, Deus lha oferece generosamente como porta por onde virá a salvação.

Salmo 23 (24) — Venha o Senhor: é Ele o rei glorioso.

2ª Leitura: Epístola de São Paulo aos Romanos 1, 1-7 — Jesus Cristo, nascido da descendência de David, segundo a carne.
Jesus Cristo é o Messias anunciado desde longas eras, verdadeiro homem, descendente de David, mas igualmente Filho de Deus, como Ele Se manifestou na ressurreição de entre os mortos. Aí Deus Pai O elevou e Lhe deu o poder supremo e O coroou de glória, da qual torna participantes os que n’Ele crêem.

Evangelho: São Mateus 1, 18-24 — Jesus nascerá de Maria, noiva de José, filho de David.
No Evangelho proclamamos que o anúncio profético da primeira leitura se realizou, à letra, quando a Virgem Santa Maria Se tornou Mãe de Jesus. O desígnio de Deus é um só, e vai-se realizando, através das gerações, apesar da infidelidade dos homens, até atingir o ponto culminante em Jesus Cristo, O qual encarnou pelo poder do Espírito Santo, na Virgem Maria, esposa de José, filho de David.

Shear it!

Padre António Justino Filho

Comunidade Canção Nova Portugal. Está neste momento numa imersão missionária na Diocese de Évora

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600 (chamada para a rede fixa nacional)
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia