Irmãs Carmelitas transformam a produção de hóstias em ajuda real para os mais pobres

Na Diocese de Zomba, no sul do Malaui, há uma congregação religiosa muito especial. As Irmãs Carmelitas estão na região desde 2003 e de ano para ano tem crescido o interesse com que a comunidade local encara a presença destas mulheres de v­ida contemplativa.

Apesar de dedicaram o seu tempo à oração pela salvação do mundo e muito especialmente também pela santificação dos sacerdotes, a verdade é que estas Irmãs Carmelitas têm tido um papel muito importante também na vida dos mais necessitados da região.

Normalmente são as pessoas da própria comunidade que colaboram no sustento das religiosas, mas neste caso, como se trata de uma região muito pobre, têm sido as próprias irmãs carmelitas a compartilhar o pouco que possuem com os que estão de mãos mais vazias.

Até agora, as irmãs conseguiam ganhar o seu sustento produzindo sobretudo hóstias para a diocese. Inicialmente, havia poucos clientes, mas a procura foi crescendo ao longo do tempo e as Carmelitas passaram a atender pedidos até de outras dioceses do país.

E quanto mais pedidos iam recebendo, mais famílias carenciadas de Zomba passaram a beneficiar da ajuda das irmãs. Só que, entretanto, surgiu um problema. O automóvel usado para transportar os sacos de farinha para a produção das hóstias começou a avariar com frequência. De tão velho, tornou-se quase impossível de consertar e comprometeu o trabalho das irmãs. Mas a aquisição de uma viatura nova estava completamente fora do orçamento das Carmelitas. A solução foi pedir ajuda à Fundação AIS.

Graças à generosidade dos benfeitores da AIS foi possível adquirir para estas irmãs um carro suficientemente robusto para poder enfrentar as duras estradas africanas. Como agradecimento, as irmãs escreveram à Fundação AIS. “Estamos muito felizes com este carro. Que Deus vos abençoe e recompense um milhão de vezes! Quem lê os corações sabe o quanto somos gratas!”

Departamento de Informação da Fundação AIS | ACN Portugal