Entronizemos a Sagrada Família nas nossas casas

Jesus, Maria e José precisam ser entronizados na nossa casa para que, nós e nossa família, sirvamos ao Senhor. Que Jesus, Maria e José sejam os nossos donos, os senhores da nossa casa!
Nossa Senhora veio ao mundo com a missão exclusiva de ser mãe do Filho de Deus. O Pai quis que o Seu Filho Se fizesse homem e tivesse uma mãe biológica; Maria foi a escolhida. Desde o início, ela foi escolhida em vista do Filho. Sendo Sua mãe, ela também se pôs a Seu serviço. Ela também poderia dizer como São José São João Batista:” É preciso que Ele cresça e que eu diminua.”
No alto da cruz, Jesus deu-nos Maria como mãe. Mas, desde toda a eternidade, quando o Pai concebeu o Seu plano, Ele já trazia no coração que a Virgem Maria seria mãe do Seu Filho e mãe de todos nós, para que Jesus fosse o primogénito de uma multidão de irmãos.
José também foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus por obra do Espírito Santo. José investiu toda a sua vida em Maria e em Jesus, vivendo somente para os dois. Esse foi o seu ato de fé. Uma fé concreta, que atingiu a vida. Nós podemos imaginar todo o carinho que José tinha por Maria e que ela tinha por José. Ele abriu mão de ser pai biológico para investir toda a sua vida, unicamente, nela e em Jesus.
Certamente, ele esperava viver uma vida normal com Maria, ser esposo dela e ter filhos como todo o judeu. Para os judeus, ter filhos era muito importante, mas José abriu mão de tudo isso. Ele aceitou não ser pai de ninguém para ser o esposo de Maria e o pai adotivo de Jesus. Que beleza ele viveu!
Olhando para São José, vemos como é linda a nossa vocação de homens. O Senhor confiou no homem e entregou-lhe uma mulher, do mesmo modo que entregou Maria a José. Deus, que é Pai, deu ao homem a missão de ser pai, confiou-lhe filhos para criar. São filhos de Deus, mas foram entregues ao homem para serem cuidados.
Que os maridos amem as suas esposas, entreguem-se por elas e, como o modelo de Maria e José, honrem o dom e a bênção que Deus lhes deu pelo sacramento do matrimónio.
Para que você e sua casa sirvam ao Senhor, é preciso que Jesus seja o Rei, o Senhor da sua casa.
Eu convido-vos para fazerem a entronização da Sagrada Família no vosso lar. Tomem uma imagem ou um quadro a fim de que Jesus, Maria e José permaneçam onde moram. Que eles sejam os donos da vossa casa e que cada um possa dizer: Jesus, Maria e José, minha família vossa é.
Consagração à Sagrada Família:
Ó Jesus, nosso amabilíssimo Redentor, que, vindo do céu para ser Luz do mundo com a doutrina e com o exemplo, quisestes passar a maior parte da Vossa vida mortal humilde e submisso a Maria e a José, na pobre casa de Nazaré, para santificar esta família que devia ser o modelo da família cristã: dignai-Vos acolher benignamente as nossas famílias que agora se dedicam e consagram a Vós; protegei-as, guardai-as e firmai nelas o Vosso santo temor fazei que nelas reinem a paz, a concórdia e a caridade, com o divino modelo da Vossa Sagrada Família, e todos sem exceção de ninguém, mereçam alcançar a eterna felicidade.
Ó Maria, Mãe amorosíssima de Jesus e nossa Mãe, fazei, por vossa piedosa intercessão, que Jesus acolha benignamente a oferta que Lhe fazemos das nossas famílias e nos conceda as Suas bênçãos e graças.
Ó São José, guarda amorosíssimo de Jesus e Maria, concedei-nos o socorro do vosso patrocínio em todas as necessidades espirituais e temporais, a fim de que possamos, com a Bem-Aventurada Virgem Maria e convosco, louvar e bendizer eternamente a Jesus Cristo, nosso Divino Redentor. Amen.
- Entronizemos a Sagrada Família nas nossas casas - 30 Dezembro, 2022
- O Senhor tem uma vocação e missão para cada um de nós - 18 Outubro, 2022
- Receita para uma família saudável - 7 Junho, 2022