Encontro com o Messias e a fé que curam as cegueiras

Estamos no 30º domingo do tempo comum! Vejamos o que a Liturgia da Palavra nos ensina:

1ª LEITURA: Livro de Jeremias 31, 7-9  –  “Vou trazer de novo o cego e o coxo entre lágrimas e preces”
Esta leitura refere-se, em primeiro lugar ao fim do exílio do povo de Deus em Babilónia. Mas ela é,  ao mesmo tempo, o quadro onde encontram lugar todos os que sofrem e procuram salvação.

imagem | unsplash

Hoje, como então, a palavra de Deus anuncia essa salvação. O Senhor quer reunir todos os homens e de todos fazer um só povo, o seu povo. Para isso, chama-os das situações mais humilhantes em que eles se encontram, e oferece-lhes a vida nova que Cristo nos trouxe.

SALMO RESPONSORIAL: 125 (126) – Grandes maravilhas fez por nós o Senhor, por isso exultamos de alegria.

2ª LEITURA: Epístola aos Hebreus 5, 1-6  –  “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec”
Jesus, é junto do Pai, sacerdote de toda a humanidade e não já de um só povo apenas. E não é sacerdote como os da Antiga Aliança, que morriam e tinham de ser substituídos. Jesus é sacerdote de outra maneira, à maneira de Melquisedec, aquela figura misteriosa que saiu ao encontro de Abraão, sem que se lhe conheça nem a origem nem o fim, imagem por isso de Jesus, sacerdote eterno, porque está vivo para sempre.

EVANGELHO: Marcos 10, 46-52  –  “Mestre, que eu veja”
A profecia da primeira leitura, dizendo que entre os retornados do exílio estaria o cego, realiza-se em Jesus Cristo. O cego, proclamando-O “Filho de David”, reconhece n’Ele o Messias. Jesus, curando-o, recompensa a sua fé; mas simultaneamente mostra que os tempos do Messias e da salvação por Ele oferecida a todos os homens tinham chegado ao meio deles.