Como a missão faz parte do ADN dos discípulos de Jesus?

A missão faz parte do ADN da comunidade dos discípulos de Jesus: eles são enviados a anunciar a proximidade da chegada do Reino, através de gestos muito semelhantes aos que o próprio Jesus realizava na sua passagem por cidades e aldeias. É uma missão universal, uma vez que o Evangelho deve chegar a todos os povos da terra, mas também porque o número dos missionários enviados por Jesus ultrapassa o número dos “Doze” e corresponde idealmente ao número das nações da terra. Com a missão, Deus deseja fazer chegar ao coração de cada pessoa a paz e a alegria de Jerusalém que correm como um rio e que dão vigor a todos aqueles que bebem da mensagem de Jesus.

imagem | cathopic
1ª Leitura: Livro de Isaías 66, 10-14c — “Farei correr para Jerusalém a paz como um rio”
Esta leitura respira paz profunda. É sempre este o ambiente que envolve a vida em comunhão com Deus, quer nos momentos exteriormente tranquilos, quer até naqueles que exigem maior atividade. O reino de Deus é reino de paz. Assim o anunciaram já os profetas, com características dos tempos messiânicos, os tempos que Jesus nos trouxe, como melhor entenderemos a escutar a terceira leitura.
Salmo 65 (66) — A terra inteira aclame o Senhor.
2ª Leitura: Epístola de São Paulo aos Gálatas 6, 14-18 —“Trago no meu corpo os estigmas de Jesus”
A paz e a alegria só vêm pela Cruz de Jesus. Foi esta a experiência de São Paulo, como será a de quem quiser entender como conciliar a limitação e a fraqueza, que anda em nós, com a paz anunciada e vivida pelo Senhor ressuscitado. Para nós, como para Ele, a paz nasce da Cruz, não por a cruz ser suave e pacífica, mas porque, sendo ela uma situação inevitável, o Senhor a tornou instrumento de salvação. Mas só o amor com que Jesus a sofreu seria capaz de operar esta transfiguração.
Evangelho: São Lucas 10, 1-12.17-20 — “A vossa paz repousará sobre eles”
A palavra de Deus tem como fruto a alegria e a paz, tanto para quem a semeia, como para quem a recebe. Os discípulos que Jesus enviou em missão deram testemunho de que era assim. O Senhor já os tinha prevenido disso. Mas a Palavra de Deus continua hoje com o mesmo vigor; por isso, ela oferece, hoje como sempre, aos que a escutam a mesma paz e a mesma alegria.
Oração
Senhor nosso Deus, que pela humilhação do vosso Filho, levantastes o mundo decaído, dai aos vossos fiéis uma santa alegria, para que, livres da escravidão do pecado, possam chegar à felicidade eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
- Mergulhar em Cristo que é a luz que desvenda o nosso sentido - 19 Março, 2023
- Sentir dentro de si a sede nunca antes experimentada do dom de Deus - 12 Março, 2023
- Coragem para, ao longo da Quaresma, subir até à transfiguração pascal - 5 Março, 2023
Tags:

Padre António Justino Filho
Comunidade Canção Nova Portugal. Está neste momento numa imersão missionária na Diocese de Évora