Padre António Justino Filho
03 Julho 2022
0 Comments

Como a missão faz parte do ADN dos discípulos de Jesus?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A missão faz parte do ADN da comunidade dos discípulos de Jesus: eles são enviados a anunciar a proximidade da chegada do Reino, através de gestos muito semelhantes aos que o próprio Jesus realizava na sua passagem por cidades e aldeias. É uma missão universal, uma vez que o Evangelho deve chegar a todos os povos da terra, mas também porque o número dos missionários enviados por Jesus ultrapassa o número dos “Doze” e corresponde idealmente ao número das nações da terra. Com a missão, Deus deseja fazer chegar ao coração de cada pessoa a paz e a alegria de Jerusalém que correm como um rio e que dão vigor a todos aqueles que bebem da mensagem de Jesus.

imagem | cathopic

1ª Leitura: Livro de Isaías 66, 10-14c — “Farei correr para Jerusalém a paz como um rio”
Esta leitura respira paz profunda. É sempre este o ambiente que envolve a vida em comunhão com Deus, quer nos momentos exteriormente tranquilos, quer até naqueles que exigem maior atividade. O reino de Deus é reino de paz. Assim o anunciaram já os profetas, com características dos tempos messiânicos, os tempos que Jesus nos trouxe, como melhor entenderemos a escutar a terceira leitura.

Salmo 65 (66) — A terra inteira aclame o Senhor.

2ª Leitura: Epístola de São Paulo aos Gálatas 6, 14-18 —“Trago no meu corpo os estigmas de Jesus”
A paz e a alegria só vêm pela Cruz de Jesus. Foi esta a experiência de São Paulo, como será a de quem quiser entender como conciliar a limitação e a fraqueza, que anda em nós, com a paz anunciada e vivida pelo Senhor ressuscitado. Para nós, como para Ele, a paz nasce da Cruz, não por a cruz ser suave e pacífica, mas porque, sendo ela uma situação inevitável, o Senhor a tornou instrumento de salvação. Mas só o amor com que Jesus a sofreu seria capaz de operar esta transfiguração.

Evangelho: São Lucas 10, 1-12.17-20 — “A vossa paz repousará sobre eles”
A palavra de Deus tem como fruto a alegria e a paz, tanto para quem a semeia, como para quem a recebe. Os discípulos que Jesus enviou em missão deram testemunho de que era assim. O Senhor já os tinha prevenido disso. Mas a Palavra de Deus continua hoje com o mesmo vigor; por isso, ela oferece, hoje como sempre, aos que a escutam a mesma paz e a mesma alegria.

 

Oração
Senhor nosso Deus, que pela humilhação do vosso Filho, levantastes o mundo decaído, dai aos vossos fiéis uma santa alegria, para que, livres da escravidão do pecado, possam chegar à felicidade eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Shear it!

Padre António Justino Filho

Comunidade Canção Nova Portugal. Está neste momento numa imersão missionária na Diocese de Évora

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia