“Educar o espírito, o coração e a mente, numa relação próxima, afetiva e confiante”. Há 100 anos, o Colégio Nossa Senhora de Fátima de Leiria fundamenta-se neste ideal pedagógico da Madre Teresa de Saldanha, fundadora da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena. Uma instituição edicacional fundada 7 anos após as aparições aos pastorinhos.
Uma história que começou de forma muito simples. Em 12 de Outubro de 1924, três Irmãs Dominicanas entraram na cidade do Lis. A 16 do mesmo mês, foi-lhes entregue uma pequena casa destinado ao Patronato Feminina de Leiria.
Juntou-se ao edifício inicial, o conjunto de habitações de um bairro social. Dom José Alves Correia da Silva, Bispo da Diocese de Leiria, pediu muito a presença das religiosas, proporcionando-lhes o que era indispensável ao funcionamento do pequeno Colégio.
A 7 de Novembro do mesmo ano, chegaram as duas primeiras alunas e depois outra e outra… E onde há crianças e adolescentes, o clima é sempre o mesmo: aprendizado nas salas de aula, atividade física, música, sempre muita energia e animação. Contudo, existe o diferencial do colégio centenário.
- Manual “Estamos Todos?”: recursos para promover a inclusão de pessoas com deficiência em atividades pastorais - 5 de Dezembro, 2024
- “Escreva uma carta ou um postal a um recluso”: campanha de Natal da Pastoral Penitenciária de Braga - 5 de Dezembro, 2024
- “Pelos peregrinos da esperança”: a intenção de oração do papa para o mês de dezembro - 5 de Dezembro, 2024