Os bispos portugueses divulgaram suas mensagens para a Quaresma, destacando a renovação espiritual e a importância da partilha. A renúncia quaresmal de diversas dioceses será destinada a apoiar projetos sociais e comunidades em necessidade.
O Arcebispo de Braga, Dom José Cordeiro, sublinha que a esperança deve levar à ação concreta e destina a renúncia à aquisição de livros litúrgicos para as dioceses de Bafatá e Bissau, na Guiné-Bissau, e ao Fundo Arquidiocesano “Partilhar com Esperança”.
O Bispo de Viana do Castelo propõe uma “caminhada de renovação”, com a renúncia quaresmal dividida entre a Missão em Ocua, Moçambique, e o Seminário Diocesano.
Já a Diocese de Setúbal destinará o valor arrecadado ao Fundo de Emergência Diocesano e ao apoio às crianças afetadas pelo conflito na Terra Santa. Em Beja, Dom Fernando Paiva alerta para o aumento do número de idosos em situação de vulnerabilidade, destinando a renúncia para necessidades locais e para o Haiti.
No Funchal, a renúncia será usada para construir um furo de captação de água potável e equipar um centro hospitalar na República Democrática do Congo.
Nesta semana de início da Quaresma, também celebra-se o Dia Internacional da Mulher. O Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos lançou uma mensagem incentivando a superação das barreiras que impedem a capacitação e valorização das mulheres e destacou seu papel fundamental da mulher na sociedade.
- Estudo da Cáritas revela cenário da pobreza em Portugal - 21 de Março, 2025
- Cardeal brasileiro preside à Peregrinação Internacional Aniversária de maio - 21 de Março, 2025
- Condições clínicas do Santo Padre continuam a melhorar - 21 de Março, 2025