Administrador Adm
/

13 Abril 2016
0 Comments

Bispo pede coração aberto e disponível

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O bispo de Setúbal escreveu uma mensagem para a Semana de Oração pelas Vocações, que termina este domingo, na qual incentiva as comunidades a rezar por candidatos à “vida sacerdotal, religiosa e missionária”.

“Espero, pois, que, particularmente nesta semana, em família, nas nossas comunidades e grupos, estejamos sintonizados com o desejo do Senhor Jesus para a sua Igreja, pedindo boas e santas vocações para a vida sacerdotal, religiosa e missionária”, escreve D. José Ornelas.

5cartaz

Neste contexto, na mensagem publicada no jornal ‘Notícias de Setúbal’, o prelado deseja também que quem Jesus chamar “tenha o coração aberto e disponível para escutar a sua voz, seguindo com alegria e generosidade os seus passos, no serviço do seu povo”.

“Particularmente daqueles que mais necessidades têm de carinho, de uma mão amiga, de um gesto de solidariedade, de uma palavra de misericórdia, de esperança, de vida”, observa.

O bispo de Setúbal pede à diocese no seu todo que reze por novas vocações e explica que orar significa, “antes de mais, reconhecer” que esse dom “só pode vir de Deus, pela ação do seu Espírito no coração daqueles que Ele chama”.

“Significa igualmente entrar em sintonia com este desejo de Deus e dispor-nos a ser intermediários dessa sua vontade, no relacionamento com possíveis chamados, como os filhos, os amigos, os jovens com que temos contacto”, acrescenta.

“Como nos recomenda o próprio Senhor, nós pedimos ao Senhor da messe que mande operários para a sua seara, na nossa diocese e no mundo. Esta oração deve ser um hábito constante, nas nossas igrejas, nos nossos grupos apostólicos, particularmente nos grupos juvenis e nas nossas famílias”, desenvolve.

Segundo D, José Ornelas Carvalho, rezar significa também colaborar “no discernimento e na formação” dos chamados, pelo afeto, apoio e conselho, mas também “pela solidariedade e colaboração com as instituições onde eles se preparam”, como o seminário.

O prelado considera também que foi um “sinal de grande graça” para a diocese sadina ter começado a Semana de Orações pelas Vocações com a ordenação presbiteral de Luiz Júnior, da comunidade ‘Aliança da Misericórdia’.

“Agradecemos a Deus este dom e pedimos-lhe que o exemplo do Pe. Luiz, no seguimento de tantos outros consagrados e consagradas da nossa diocese, possa ser seguido por muitos outros jovens”, acrescentou D. José Ornelas.

Na sua mensagem, o bispo de Setúbal relembra ainda que na conclusão da ordenação sacerdotal, deste domingo, disse que a vocação para uma vida “totalmente dedicada a Deus”, no serviço do seu povo, “é uma iniciativa do próprio Deus”.

O 53º Dia Mundial de Oração pelas Vocações vai ser assinalado pela Igreja Católica a 17 de abril, tem como tema ‘A Igreja, mãe das vocações’, e o Papa Francisco na sua mensagem sublinhou que estas são uma responsabilidade de todos.

As propostas de reflexão e celebração para esta semana estão disponíveis na internet, incluindo catequeses, músicas, vídeos e orações para iniciativas com crianças e jovens, material preparado pelo Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Leiria-Fátima.

Fonte: Agência Ecclesia

Shear it!
Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600 (chamada para a rede fixa nacional)
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia