Assembleia de início do novo ano pastoral

O bispo de Leiria-Fátima convidou os fiéis a participarem no Dia da Diocese, a 2 de outubro, que vai ser vivido na assembleia de início do ano pastoral 2016-2017, das 15h30 às 18h30, no Centro Pastoral Diocesano.

 

2016-09-20_assembleia

“Um evento como este testemunha a nossa união no amor de Cristo, exprime e reforça a comum pertença à mesma e grande família espiritual diocesana, promove a comunhão eclesial e imprime nos nossos corações maior sentido de corresponsabilidade na missão comum da Igreja”, explica D. António Marto, na convocatória aos diocesanos.

O prelado recorda que vão viver o lema ‘O meu Coração Imaculado conduzir-vos-á até Deus’ com o objetivo de “mostrar o relevo das aparições de Fátima para a vida cristã e eclesial”.

O novo ano pastoral insere-se no biénio pastoral, começado em 2015, dedicado ao aprofundamento da relação com a Virgem Maria “na vida cristã, à luz das Aparições de Fátima” e o bispo diocesano assinala que ofereceu à diocese a carta pastoral ‘Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia’, com esse objetivo.

No sítio online da Diocese de Leiria-Fátima é possível consultar a convocatória do bispo diocesano e o programa da assembleia de domingo.

O Dia da Diocese começa com acolhimento e oração às 15h30; meia hora depois, têm lugar intervenções do reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas, sobre a mensagem mariana da Cova da Iria e suas implicações pastorais, seguido da  irmã Ângela Coelho, que acompanha processos de canonização dos pastorinhos, sobre a espiritualidade dos três videntes.

A intervenção do bispo da Diocese de Leiria-Fátima está marcada para as 17h30; D. António Marto informa ainda que vão ter um espaço e atividades de ocupação de crianças, para que “os pais possam participar tranquilos no programa”.

O Dia da Diocese termina na igreja do seminário de Leiria com o canto do ‘Akathistos’, em louvor de Nossa Senhora, pelo Grupo Coral do Santuário de Fátima, às 18h00.

O sítio na internet do Secretariado Nacional da Liturgia explica que o hino ‘Akathistos’ é a “mais bela composição mariana do rito bizantino” que canta “o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus” e foi composto pouco depois do Concílio de Calcedónia (451).

D. António Marto, na sua convocatória, refere também que este ano o programa da assembleia “não inclui a celebração da Missa” uma vez que se entendeu que “todos têm a possibilidade de participar nas suas comunidades”.

A Diocese de Leiria-Fátima apresenta sugestões para as celebrações do dia 2 de outubro e recomenda que em todas as paróquias e comunidades seja “referido e celebrado” o Dia da Igreja Diocesana.

Fonte: Agência Ecclesia