Padre António Justino Filho
17 Julho 2022
0 Comments

Ando apressado sem notar as visitas de Deus ou paro para contemplá-Lo ?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A época que vivemos, desenrola-se sob o signo da velocidade, da pressa. Estabelecemos uma paragem para reflexão sobre os nossos juízos de valor e critérios de apreciação é, não apenas útil, mas necessário. Nem sempre, da opção por uma ideologia filosófica, política ou religiosa, se poderá dizer que é um ato consciente e responsável do homem. Outro tanto se pode afirmar da facilidade com que julgamos os atos dos nossos irmãos na fé. Impõe-se, pois, a cada um de nós, uma comparação entre os nossos critérios de julgamento e de ação e os de Cristo.

imagem | cathopic

1ª Leitura: Livro do Génesis 18, 1-10a — “Senhor, não passeis sem parar em casa do vosso servo”
A hospitalidade de Abraão mereceu-lhe acolher em sua casa o próprio Senhor Deus, e d’Ele ouvir a promessa de um filho, que viria a ser o transmissor das promessas e da aliança de Deus ao seu povo. A hospitalidade de Abraão é, ao mesmo tempo, sinal de caridade, de confiança, de paz. E o Deus da paz respondeu-lhe generosamente.

Salmo 14 (15) — Quem habitará, Senhor, no vosso santuário?

2ª Leitura: Epístola de São Paulo aos Colossenses 1, 24-28 — “O mistério oculto ao longo dos séculos e agora manifestado aos seus santos”
Apesar de escrever da prisão, o apóstolo exulta de alegria ao ver como Cristo Se torna conhecido entre os pagãos e os leva a penetrarem no mistério divino do qual Cristo é a revelação aos homens. Todos os tempos anteriores a Cristo se encaminhavam para Ele, e agora, depois d’Ele, é a luz de Cristo que tudo pode ser compreendido. Ele próprio é o mistério de Deus revelado aos homens, que assim, de pagãos, se tornam cristãos, discípulos e membros de Cristo.

Evangelho: São Lucas 10, 38-42 — “Marta recebeu Jesus em sua casa. Maria escolheu a melhor parte”
O que Abraão ouviu da boca do estranho peregrino que passava à sua porta, escuta-o agora Marta da boca do próprio Filho de Deus, hóspede na casa das duas irmãs. O Senhor é o mesmo, e as suas repetidas visitas aos homens testemunham que Ele é Aquele que é chamado Fiel, cuja aliança com os homens é eterna, e da qual o testemunho máximo é a Encarnação redentora de seu próprio Filho, Jesus Cristo, nosso Salvador.

Oração
Sede propício, Senhor, aos vossos servos e multiplicai neles os dons da vossa graça, para que, fervorosos na fé, esperança e caridade, perseverem na fiel observância dos vossos mandamentos.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Shear it!

Padre António Justino Filho

Comunidade Canção Nova Portugal. Está neste momento numa imersão missionária na Diocese de Évora

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia